Anúncios
Créditos: Shutterstock.com
Saúde e alimentação

Os benefícios da acupuntura veterinária

A acupuntura veterinária tem se tornado uma grande tendência entre donos e criadores de animais por mostrar bons resultados especialmente nos tratamentos de dores, problemas ósseos e musculares e até ansiedade.

Créditos: Shutterstock.com
crédito foto: Shutterstock.com

A acupuntura veterinária tem se tornado uma grande tendência entre donos e criadores de animais por mostrar bons resultados especialmente nos tratamentos de dores, problemas ósseos e musculares e até ansiedade.

O tratamento é um grande conhecido dos humanos há milênios e é baseado em estímulos de pontos específicos do corpo, que reagem de modo a restabelecer o equilíbrio natural do organismo. Em humanos, a acupuntura é especialmente eficaz para tratar problemas similares aos dos nossos pets.

Mesmo tendo seus primeiros registros em épocas remotas, a acupuntura veterinária era utilizada majoritariamente em cavalos e animais de grande porte, mas segue um fluxo crescente de adeptos no mundo todo. E o aumento de sua utilização tem razões claras e que podem ser identificadas em pacientes de todos os portes e espécies.

Vantagens da acupuntura veterinária

Antes de tudo, mencionamos o fato de ser de um tratamento natural, ou seja, não exporá seu animal a substâncias estranhas a seu organismo — substâncias que, em muitos casos, causam reações adversas ou agravam outros sintomas de determinada doença ou situação.

Além disso, não existem contraindicações relacionadas ao tamanho, peso, gênero ou idade dos animais, tornando o tratamento mais acessível e possível a um número maior de cães, gatos e outros amigos de quatro patas.

Mesmo dando a impressão de ser uma terapia dolorosa e que causa sofrimento, o tratamento com agulhas é indolor e, na maioria das vezes, muito relaxante para o bichinho.

Outra grande vantagem é que o método quase não apresenta efeitos colaterais, se mostrando mais seguro do que algumas drogas disponíveis no mercado.

A utilização do recurso em animais pode ser encarado como um tratamento complementar à administração de antibióticos ou outras drogas que se façam necessárias, não apresentando nenhum risco ao ser realizado simultaneamente a outros tratamentos.

Uma das maiores qualidades do tratamento é que ele pode (e vai, na maioria das vezes) reduzir ou acabar com dores muito frequentes, sejam elas musculares, ósseas ou em decorrência da idade do pet. Além disso, a acupuntura também é usada como forma de anestesia, o que, para um animal idoso ou com algum tipo de risco, pode ser uma ótima alternativa, dependendo do procedimento — existem casos de castração sem anestesia em cavalos, com apenas acupuntura para insensibilizar a área cirúrgica.

Por todas essas razões, a acupuntura em animais pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida do seu bichinho, o que acarretará em menos estresse (para ele e para você) e uma economia em remédios e consultas veterinárias.

Cuidados ao optar pela acupuntura veterinária

Como todo tratamento veterinário, a acupuntura deve ser ministrada por um profissional competente e especializado. Acupunturistas de pessoas não são indicados para a prática em animais, afinal, nós temos pontos e formas de manipulação diferentes. Outra dica: fisioterapeutas, independentemente de serem veterinários, não são profissionais aptos a realizar acupuntura, a não ser que tenham formação para tal.

Mesmo em um consultório veterinário, busque saber se o profissional está habilitado para a execução do tratamento. Para isso, busque sempre indicações de amigos ou em páginas especializadas em cuidados animais.

 

Anúncios

0 comentário em “Os benefícios da acupuntura veterinária

%d blogueiros gostam disto: