Anúncios
Saúde e alimentação

Com que frequência submeter meu peludo a um checkup?

Exames periódicos garantem mais saúde e tempo de vida ao seu pet. Confira aqui detalhes de como e quando submeter seu melhor amigo a checkups.

 

check-up

Uma das coisas mais importantes da vida de um animal, assim como da nossa, é a realização de checkups periódicos. Esse hábito permite o diagnóstico precoce de doenças comuns a pets, bem como a prevenção de uma série de problemas que podem acometer seu animal, gerando estresse e gastos que poderiam ter sido evitados.

Com que frequência submeter meu peludo a um checkup?

Para ter um animal saudável, é válido o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, por isso é necessário que você leve seu pet ao veterinário com frequência. No entanto, para cada fase da vida dele existe um constância indicada. Dê uma olhada nesta tabela e saiba quando levar seu peludo ao médico veterinário:

Idade  Período  Cão  Gato
1 dias a 45 dias Quando forem tomar a primeira vacina  O ideal é levar cães e gatos nesta idade ao médico veterinário quando forem tomar a primeira vacina ou se você perceber algo de errado. Nesta fase, eles estão muito sensíveis ao ambiente e precisam ficar perto da mãe e dos irmãos, por isso, quanto menor a manipulação, melhor.  Idem
45 dias até 4 meses A cada 21 a 45 dias Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos. Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos.

Hemograma completo + FIV + FELV.

A partir de 4 meses até 7 anos Uma vez por ano Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos.

Hemograma completo.

Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos.

Hemograma completo.

A partir de 7 anos A cada 6 meses Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos.

Hemograma completo + Função Renal + Função hepática
Radiografia de tórax

Ultrassonografia

Ausculta, aferição da temperatura; tempo  do preenchimento capilar, cor das mucosas, avaliação dos ouvidos.

Hemograma completo + Função Renal + Função hepática
Radiografia de tórax

Ultrassonografia

É importante deixar claro que as informações da tabela acima valem para os animais saudáveis. Aqueles que tiverem quaisquer alterações de saúde podem ter o protocolo variado de acordo com a necessidade. O protocolo de checkup varia também de profissional para profissional, mas lembre-se de nunca medicar seu animal por conta própria e sempre buscar a orientação do seu médico veterinário.

A vida e o bem-estar do seu animal são inteiramente de sua responsabilidade. Lembre-se de que um diagnóstico precoce dará mais chances de um bom tratamento, tranquilidade e conforto para você e seu amigo. Somente com ele você consegue se planejar financeiramente para as doenças senis do seu animal — e o planejamento financeiro conta muito nessas horas.

Anúncios

1 comentário em “Com que frequência submeter meu peludo a um checkup?

%d blogueiros gostam disto: