
Os animais, assim como nós, quando ficam doentes, também têm mudanças comportamentais. Eles ficam com menos energia para brincar (parando ou reduzindo o tempo de brincadeira), dormem mais, ficam mais quietinhos, perdem o apetite. Mas ainda tem aqueles que mesmo com alguma doença ainda conseguem brincar, o que dificulta a percepção do proprietário de que algo não está legal com seu amigo. E para esses casos, o checkup pode ser a solução para a identificação de enfermidades.
Outros sinais podem dizer ao proprietário que algo está funcionando de forma errada no organismo dos peludos:
- Fique atento à região dos olhos: forte produção de remela pode indicar doenças;
- Preste atenção à quantidade de saliva que seu pet produz e se ocorrem vômitos com frequência;
- Como já dissemos em outro post, fique ligado nas fezes: se estão amolecidas ou duras demais, não é um bom sinal;
- A urina do seu amigo está muito clara ou mais escura que o habitual? Também já falamos aqui sobre como a urina é um “termômetro” da saúde do seu melhor amigo;
- Como anda a cor da gengiva? Mais clara ou escura do que o normal? Procure o médico veterinário;
- Atente-se para se seu pet está comendo mais ou menos do que o de costume (sem esquecer de que no calor, o apetite de qualquer animal é menor do que nas estações mais frias);
- Isso também serve para se ele está bebendo mais ou menos água (mas não esqueça de que no calor a ingestão de água é, geralmente, maior do que no frio).
Então, caso tenha reparado algumas dessas mudanças em seu companheiro, leve-o ao médico veterinário e não medique-o por conta própria. Mas saiba que a melhor forma de evitar problemas de saúde em seu pet é submetê-lo a checkups periódicos. Se tiver dúvidas acerca de quanto em quanto tempo levá-lo às consultas, confira esta matéria em que falamos mais detalhadamente sobre isso.
Você precisa fazer log in para comentar.