Anúncios
Curiosidades

4 livros com lições dos animais para as crianças

Que os livros nos dão lições importantes de vida todos sabem. Mas que os personagens animais podem ser ainda mais enriquecedores para as crianças, disso alguns duvidam. Então veja os quatro livros que indicamos para você ler para os pequenos!

26_mini_mini.jpg

É muito comum grandes obras literárias nos trazerem verdadeiras lições de vida. Aliás, essa é a real função dos livros. E uma infinidade de obras cumprem muito bem essa função, nos ensinando e instruindo sobre acontecimentos importantes da História e fazendo o papel de verdadeiros informadores. Mas um livro, para ser importante em nossas vidas não precisa estar preso à história e fatos reais. Os livros de ficção também são capazes de nos dar grandes lições. E é um fato que aprendemos muito com os personagens que contam e vivem as histórias, chegando, muitas vezes, à conclusões sobre questões pessoais profundas.

E o que faz de um personagem grandioso e importante? Ele ser como nós, próximos à nossa realidade de alguma maneira, e terem uma mensagem a ser passada.

Já repararam como os personagens animais fazem isso conosco? Não é difícil perceber isso, né? Quantas lições tiramos de gatos, cachorros, ursos, formigas, raposas, tartarugas… Enfim, uma infinidade de bichos que às vezes falam e se vestem como nós e que fazem uma diferença impressionante nos quesitos “ajuda no entendendimento de vida” e “desenvolvimento de habilidades”. Principalmente para as crianças, que estão em fase de constante aprendizado.

Por isso, indicamos quatro livros que encantarão todas as crianças (as mais novas e as mais crescidas) e que têm animais como protagonistas.

  • “Não!” (de Tracey Corderoy; ilustrado por Tim Warnes): O livro é ideal para crianças mais novas, em fase de desenvolvimento. Ele conta a história de um pequeno rinoceronte que aprende a dizer não e transforma a palavra em sua resposta-padrão. Fazendo um paralelo à “fase do não” pela qual toda criança passa, a lição tirada desta obra é a de que responder a tudo negativamente pode afastar a criança de experiências enriquecedoras e divertidas. Vale muito a leitura!
  • “Oh, Boris!” (de de Carrie Weston; ilustrado por Tim Warnes): “Oh, Boris!” é um livro que vai ajudar as crianças a enfrentarem a grande aventura do primeiro dia de aula, seja na creche ou no colégio. Ele conta a história de Boris, um urso que, sem querer, assusta os colegas de classe. Querendo apenas ser amigo dos outros animais, Boris precisa se acalmar e lidar com o bullying, um problema bem atual!
  • “O pato e o camponês” (de Martin Waddell e Helen Oxenbury): Nesta obra deliciosa, os autores contam a história de um pato que vive com um camponês muito preguiçoso. Todo dia é a mesma coisa: somente o pato trabalha, enquanto o camponês aproveita sua cama confortável. Até que um belo dia os animais da chácara se revoltam e se unem para mudar essa situação. Trata-se de uma bela história de união, compaixão e empatia.
  • “O caçador e a baleia” (de Paloma Sánchez Ibarzábal e Iban Barrenetxea): O belíssimo texto traz questões profundas à tona de forma simples e poética. A solidão e outros sentimentos são tratados nesta história de um pescador solitário em uma busca incansável a uma baleia que se perdeu de seu grupo. Além disso, a relação com a natureza é exposta nesse livro que toda criança merece conhecer. Você precisa ver as ilustrações maravilhosas!

Além desses quatro livros, ainda indicamos “A vida de Pi”, de Yann Martel, “A quinta dos animais”, de George Orwell, “O fantástico Sr. Raposo”, de Roald Dahl e Quentin Blake, os quadrinhos do Snoopy, entre muitos outros.

Mais para frente, voltaremos a este assunto com mais indicações de livros que podem aproximar a criançada dos animais, ensinando lições sobre respeito, amizade e sustentabilidade.

E não se esqueça de contar pra gente como foi a leitura com os pequenos!

Anúncios

0 comentário em “4 livros com lições dos animais para as crianças

%d blogueiros gostam disto: