Às vezes olhamos para fotos de alguns animais marinhos e podemos ter a certeza de que são obra de um belíssimo designer, que manipulou tudo aquilo no Photoshop. Muitos são os animais com características estranhas, e parece que no mar essas figuras são mais facilmente encontradas.
Para matar um pouco da sua curiosidade, listamos 6 animais marinhos que nós nem tínhamos ideia de que existiam e que mais parecem seres de filme de ficção científica. Então vamos deixar o blablablá de lado, e conferir esse bichos que de vez em quando dão até arrepios!
- Peixe-morcego de lábios vermelhos: Esse peixe, também conhecido como Peixe-morcego de Galápagos, vive a mais ou menos 30 metros de profundidade (ou mais!) e passeia pelos arredores da Ilha de Galápagos. Por ser um péssimo nadador, ele utiliza suas nadadeiras dorsais para “andar” pelas pedras e corais. Ele tem uma espécie de espinho na cabeça, que serve para atrair presas, como outros peixes e pequenos crustáceos, como os camarões. Até onde se sabe ele não é ameaçado de extinção, e não é o único peixe dos lábios chamativos: nas proximidades da Costa Rica, é encontrado o Peixe-morcego de boca rosa, um parente próximo, podemos dizer.
- Tubarão-duende: Essa espécie de tubarão, apesar de se alimentar apenas de polvos e lulas e viver a mais de 200 metros de profundidade, é sem dúvida um dos mais assustadores. Ele vive nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico e tem uma mandíbula que se projeta para frente, lembrando aqueles monstrengos do filme “Alien”. Eles atingem até 4 metros de comprimento, tem a pele bem fina e quase transparente, dando a ele uma coloração rosada, e o último encontro com um tubarão dessa espécie aconteceu aqui no Brasil, no litoral do Rio Grande do Sul. Na foto, você pode ver porque ele é chamado dessa forma.
- Dragão azul: Apesar de muito fofo, cor bela e padronagem encantadora, o dragão azul é um dos animais mais venenosos do mar. Ele costuma andar em grupos e deixa-se levar pelas correntes marítimas. É considerado uma espécie de lesma do mar (para simplificar) e é capaz, ainda que de forma bem lenta, de injetar veneno na pele humana. Mede de 3 a 6 cm de comprimento e vive em águas tropicais, como a costa da África do Sul. Bonitinho, mas ordinário, né?
- Caranguejo mantis: Também conhecido como lagosta-boxeadora e tamarutaca, esse animal tem algumas características surpreendentes. Além de uma visão bem poderosa (infinitamente melhor que a nossa) que o permite enxergar cores que nosso cérebro é incapaz de registrar, o caranguejo mantis possui duas patas dianteiras que podem golpear suas presas com potência e velocidade de uma arma de calibre 22. Com isso, é possível despedaçar presas e objetos no mar com grande facilidade. Essa característica desperta a nossa curiosidade e promove estudos que podem nos fazer chegar a materiais quase indestrutíveis. É raro até mesmo ver esses animais em aquários e zoos, já que suas patas destroem facilmente vidros de aquários e tanques.
- Isótopo gigante: Parecendo algum bicho de filme de ficção, esse animal pode atingir mais de 40 centímetros de comprimento. Ele tem seu corpo dividido em segmentos, formando uma carapaça forte e flexível. Isso permite que, quando ameaçado, o animal se enrole completamente, protegendo de possíveis predadores. Seus olhos são potentes, ajudando esse parente dos camarões a viver nas grandes e escuras profundidades em que habita.
- Peixe papagaio azul: Esse peixe com aspecto simpático e cor vibrante pertence a uma família com outros peixes de cores vivas. Vive em águas rasas, principalmente na costa da América do Sul (Brasil, Bahamas, Antilhas etc.) e habitam recifes de corais, muitas vezes com cores tão vivas quanto as dele. Pode atingir mais de 1 metro de comprimento e se alimentam de plantas, algas, corais e até mesmo pequenos invertebrados. Para se defender de predadores, ele cobre seu corpo com uma mucosa que afasta quem quer que o queira atacar. Seu nome vem do formato de seu focinho, que é arredondado, lembrando o bico de um papagaio.
Achou esses animais estranhos? Esse são pouquíssimos dentro da infinidade de animais que nem sonhamos que dividem o planeta com a gente! Fique ligado no Zolina.com para conhecer mais espécies!
Você precisa fazer log in para comentar.