Anúncios
Curiosidades

De onde surgiu a lenda de que gatos pretos trazem má sorte?

Muitas teorias explicam de onde surgiu a lenda de que gatos pretos atraem má sorte, e algumas delas não vão deixar os apaixonados por gatos muito felizes. Quer saber mais sobre isso? Leia este post!

24.jpg
Crédito foto: Shutterstock.com

Os gatos pretos, seja por sua beleza ou natureza misteriosa, chamam muita atenção desde sempre. Muitas histórias são contadas sobre os gatos pretos há milênios. Civilizações antigas já mantinham uma relação bem próxima aos gatos, pretos ou não, mas nem todas tratavam esses animais de forma negativa ou com desconfiança.

É possível ver essas relações criadas com os gatos em muitos filmes, livros e contos. Independentemente do foco que esses bichos ganham nessas histórias, é certo que eles são vistos como seres enigmáticos, místicos e que despertam a curiosidade de todos. E isso, em parte, vem da natureza dos felinos, que, em geral, são animais mais solitários e independentes.

Mas de onde tiraram que os gatos são animais que trazem más vibrações?

No Egito Antigo, os gatos eram tratados como deuses. O tratamento diferenciado veio da crença no deus Bast, que tinha a forma física de um gato, então, por serem associados a esse ser divino, os egípcios cuidavam muito bem de seus felinos. Um bom paralelo é a relação dos indianos com as vacas. Assim como os bovinos na Índia, os habitantes daquela região, à época, mantinham a tradição de ter sempre um gato em casa, na certeza de que ele espantaria energias negativas e espíritos maus que rondavam suas residências.

No entanto, a sorte dos gatos não durou tanto tempo e, na Idade Média, com um enorme crescimento da população de felinos – por causa da sujeira das cidades e grande oferta de comida, por causa dos ratos que amavam essa sujeirada toda -, o interesse das pessoas pelo bicho caiu significativamente. Isso gerou uma imensa quantidade de gatos espalhados pelas cidades, todos abandonados.

Além disso, a mentalidade das pessoas da época não ajudava muito, e lendas e superstições acerca dos gatinhos ganharam terreno e foram passadas de boca em boca. Para o gato preto, então, a vida era ainda mais difícil. Por conta de sua cor (a cor das trevas) e seus olhos amarelos que se destacam no escuro, eles foram logo associados a práticas não-cristãs.

E quando o Papa Inocêncio VIII assumiu a igreja Católica, a saga desses bichinhos se complicou ainda mais. A autoridade religiosa declarou que os gatos pretos deveriam ser perseguidos por conta de acusações injustas de bruxaria. Eles passaram, então, a ser queimados juntos com as pessoas na inquisição.

E isso tudo que falamos aí em cima é verdade?

Claro que não! Os gatos pretos são como quaisquer outros animais e merecem todo nosso respeito, amor e carinho. Muito carinhosos, são donos da pelagem mais brilhosa e dos olhos mais expressivos.

Eles também são os que mais sofrem, já que são sacrificados e maltratados com frequência sob a justificativa de servirem bem a práticas religiosas não tão legais. Seus filhotes também são os mais abandonados e os últimos a serem adotados nos abrigos e ONGs.

Por isso, perca seu preconceito e dê uma chance a esses seres maravilhosos. Você não vai se arrepender! Tornar a vida dos gatinhos pretos melhor, só depende de nós.

Anúncios

0 comentário em “De onde surgiu a lenda de que gatos pretos trazem má sorte?

%d blogueiros gostam disto: