Anúncios
Saúde e alimentação

Câncer de mama em fêmeas

O diagnóstico de câncer de mama em fêmeas é feito através de exames e análises específicas, mas algumas atitudes dos donos podem ajudar muito em sua eficácia e tratamento. Saiba aqui como ajudar no diagnóstico desta doença.

28

Assim como nós, mulheres, as gatas, cadelas e outras fêmeas mamíferas podem desenvolver o tumor de mama. Essa é a notícia ruim. A boa nova é que você pode ajudar no diagnóstico em casa e possibilitar o tratamento precoce!

Como posso ajudar no diagnóstico de câncer mama?

Já falamos sobre a detecção e sobre como proceder ao encontrar nódulos no corpo de seu animal.  E você pode aproveitar os momentos de carinho nela para fazer um exame simples. Mas não se limite aos lugares comuns, como cabeça, costas e peito do animal. Caroços e tumores podem aparecer em todo o corpo do bicho e é sempre melhor saber o quanto antes!  A palpação de toda a cadeia mamária na sua cachorrinha ou gatinha é importante para sentir se há nódulos, então faça sempre que possível e com certa regularidade.

Alguns estudos mostram que a idade mais comum para o surgimento de tumores em cadelas é a partir de 1 ano e 4 meses de idade, enquanto nas gatas eles podem surgir a partir dos 6 meses — isso mesmo, bem novinhas, não? Então aumente sua atenção nessas fases.

Caso sinta algo na palpação, não sofra por antecedência: os caroços podem variar desde um simples nódulo a tumores benignos e malignos. Para fechar o diagnóstico, leve a fêmea ao médico veterinário, que verificará o tamanho do nódulo, se ele está aderido, o quanto ele está infiltrado no tecido, além do mais importante nesses casos: encaminhar o material para o histopatologista veterinário que identificará o tipo de tumor e indicará, caso necessário, a visita ao oncologista veterinário, que cuidará do câncer da maneira mais adequada.

Uma dica para vocês: todo mês de outubro as clínicas e consultórios veterinários fazem o Outubro Rosa. Durante todo o mês são estimuladas as visitas das fêmeas ao veterinário, a castração e exames. Então não dê bobeira! Mas fique atento o ano todo, e assim que perceber algo, leve-a ao seu médico veterinário de confiança.

Anúncios

0 comentário em “Câncer de mama em fêmeas

%d blogueiros gostam disto: