Anúncios
Saúde e alimentação

Urina, um grande indicativo de saúde

Quem nunca levou seu animal ao médico veterinário e teve que responder a pergunta: “E a urina, como está?” Saiba que essa simples pergunta pode falar muito sobre a saúde do seu pet.

06
Crédito foto: Shutterstock.com

Muitos de nós acham estranho quando, durante uma consulta ao médico veterinário, somos questionados sobre a urina do nosso pet. O estranhamento ocorre porque a maior parte dos tutores de animais não sabe que o xixi dos nossos peludos pode dizer muito sobre sua saúde.

Tudo bem, geralmente não sabemos responder a essa pergunta por não termos o hábito de prestar atenção a esse “detalhe”, mas dar uma olhadinha na cor, cheiro e aspecto da urina dos nossos melhores amigos pode fazer toda a diferença em seu tempo e qualidade de vida. Saiba porquê.
Algumas informações importantes

A urina normal, no caso dos cães, é concentrada, com tons de amarelo palha, quase dourada. Já para os gatos, o normal é ter a urina ainda mais concentrada, de um amarelo bem escuro.

Outra informação legal de se ter é que os animais que comem ração seca e biscoitos tendem a beber mais água do que aqueles que comem a ração pastosa, e mais ainda do que aqueles que comem a comida caseira (quando ela é balanceada). A ração seca tem até 10% de umidade (apenas!), daí a necessidade maior de os animais que consomem esse tipo de comida beberem água — não tem a ver com a quantidade de sódio em sua composição, como pensamos.
O que a urina do meu pet pode me dizer?

A urina do seu pet também pode dizer se ele tem Diabetes, por exemplo, e nesse caso, o animal urina muito, porque a concentração de glicose no sangue é alta, e a glicose, por ser uma molécula pequena, passa facilmente pela filtragem renal. Quando a glicose é liberada no sangue, é como se ela carregasse água, por isso há um crescimento considerável no volume de urina do seu animal. Outro indicativo de Diabetes é quando percebemos que as formigas estão sendo atraídas para o xixi do pet, já que ele apresenta grande concentração de glicose.

A urina em excesso também pode nos dizer que o animal está apresentando sinais de problemas cardíacos, e o motivo de urinarem tanto é fácil de entender: os vasos sanguíneos estão funcionando com uma pressão maior do que deveriam, então o coração não bombeia sangue no volume correto. Daí, quando essa pressão atinge a artéria renal para filtragem, chega com uma pressão anormal e acaba por lesionar as células responsáveis pela filtragem. Essa lesão renal permite que eletrólitos e proteínas que deveriam continuar no sangue passem para a urina, acarretando no aumento da produção da urina e, consequentemente, no aumento da ingestão de água.

Animais que apresentam baixo volume de urina, mas que “vão ao banheiro” várias vezes ao dia podem estar com algum tipo de infecção urinária ou pedras na bexiga, e os dois problemas podem estar relacionados com a alimentação, baixa ingestão de água ou com o fato do animal segurar muito o xixi — como aqueles animais que esperam para ir à rua para fazer as necessidades. Nesses casos, a urina é mais concentrada do que o normal, com tom amarelo bem escuro e às vezes com sangue.

Além do que já falamos, a frequência do xixi associado à sua cor pode indicar cistite. Se esse for o caso, o animal fará xixi com muita frequência e em pequenas quantidades — às vezes ele não consegue chegar ao local em que urina normalmente ou não espera até a hora do passeio. Fique ligado nisso: pode parecer que faz suas necessidades fora do lugar de “pirraça”, quando na verdade estão indicando que algo não está legal com eles.

Anote e fique de olho na cor da urina de seu pet, assim, qualquer alteração pode ser facilmente detectada por você, e o atendimento dele será mais rápido.

Anúncios

0 comentário em “Urina, um grande indicativo de saúde

%d blogueiros gostam disto: