Anúncios
Curiosidades

Por que dizem que os gatos têm sete vidas?

Todos já ouviram que os gatos têm sete vidas, mas poucos são os que sabem explicar por quê. Mate sua curiosidade ao ler esta matéria!

22

Quem nunca ouviu a história de que os gatos têm sete vidas? Elas nos são contadas há muito tempo e, na maior parte das vezes, não paramos para nos questionar sobre isso.

Vamos deixar claro logo de cara que essa história não é verdadeira, apesar de sua origem não ser bem definida pela História. Mas muitos estudiosos desenvolveram teorias que explicam essa “fofoca”. Alguns deles atribuem o falatório ao poderoso sistema imunológico que os felinos têm e às habilidades incríveis que os bichanos possuem — tipo cair sempre de pé, principalmente de grandes alturas.

E mesmo com toda a dificuldade acerca da definição de onde essa lenda veio, os indícios apontam que ela surgiu na Idade Média, quando os gatos eram associados a rituais de bruxaria e paganismo. Dizia-se que as bruxas eram capazes de assumir a forma de seus gatos sete vezes.

E muitos foram os esforços para dizimar essa espécie da Terra, queimando-os na inquisição, mas muitos também eram os defensores desses animais, que criavam gatos domésticos escondidos. Esse fato também pode ser atribuído ao início das sete vidas dos gatos: como animais tão perseguidos não desaparecem?

Pelos gatos despertarem muito a curiosidade de nós, humanos, cada parte do planeta criou suas próprias crenças. Os egípcios, por exemplos, como falamos na matéria sobre a lenda dos gatos pretos trazerem má sorte, idolatravam os animais, que eram vistos como deuses. Os árabes também eram fãs desses bichos e viviam cercados deles. Por falar nisso, os árabes já acreditavam que os gatos possuíam sete vidas, e na ocupação da Península Ibérica, essa informação deve ter chegado aos portugueses e espanhóis, que não demoraram a trazê-la para o Brasil.

 

“Mas eu já ouvi que os gatos têm nove vidas!”

Essa é outra informação complicada. Foi notado que os países de língua inglesa realmente falam em nove vidas, mas a não se sabe ao certo o porquê. As nove vidas dos bichanos foram propagadas em diversos livros e obras antigas, e tanto o sete quanto o nove têm significados místicos poderosos. Daí podem ter surgido as duas opções de números.

Anúncios

0 comentário em “Por que dizem que os gatos têm sete vidas?

%d blogueiros gostam disto: