Anúncios
Curiosidades

Como saber se um gato é mesmo Persa

Existem anúncios de lindos filhotes de gatos espalhados pelos quatro cantos da cidade e da internet. Mas se você está interessado em um gato Persa, algumas dicas podem te ajudar a levar um felino de raça pura para casa. Confira!

Os gatos Persa são muito conhecidos por causa de sua longa pelagem e carinha achatada. E essas características ajudaram a tornar esta raça uma febre, já que ninguém resiste aos seus encantos. Além de lindos, os Persas têm temperamento tranquilo e muito dócil. No entanto, se o que você quer é um gato que siga você por onde vá pedindo carinho, essa raça não é para você. Apesar de um ótimo companheiro, esses gatos têm um perfil que favorece as sonecas e brincadeiras mais calmas, geralmente entre uma cochiladinha e outra, muitas vezes no mesmo lugar em que estão deitados.
Eles estão disponíveis em mais de oitenta combinações de cores de pelos e olhos, e cada cor tem alguns traços próprios, alguns com a carinha mais achatada e outros, com carinha de boneca, mais curvilínea.

Por serem tão famosos e adorados, é comum encontrar anúncios em gatis, petshops e na internet de filhotinhos lindos. Mas como saber se você está levando para casa um Persa puro e verdadeiro? Vamos te dar algumas dicas!

A Associação de Cat Fanciers dos Estados Unidos (CFA) determina três principais características para um gatinho ser considerado Persa.

  1. Fique de olho na cabeça do gato: Além de seu nariz bem curtinho, os olhos grandes também são parte dos traços da cabeça de um gato persa. Ele tem a cabeça bem redonda e maior do que a maior parte dos outros gatos. As orelhinhas devem ser afastadas uma da outra, com as pontinhas arredondadas e ligeiramente inclinadas para frente. Fique sempre ligado à essa parte do corpo do animal, ela pode ser a característica mais marcante em um gato Persa.
  1. Seu corpo também indica raça pura: O corpo dos gatos Persa também é um bom indicativo de que aquele filhote vem de uma linhagem sem mistura. O corpo de um desses animais é, em geral, roliço, redondinho como sua cabeça. Eles têm patas mais curtas que a maioria das raças de gatos domésticos, formadas por músculos próprios para sustentar seu corpo mais gordinho por baixo daquele roupão de pelos! Trata-se de um gato que a palavra “redondo” define bem, mas não vá desprezar os mais magrinhos! Assim como nos humanos, os gatos também têm suas particularidades físicas. Dentro do quesito “corpo” entram também os traços próprios ao rabo dos gatos dessa raça. Esses animais com frequência têm rabos curtos, mais grossos que o habitual e muito peludos. Preste atenção à proporção da cauda em relação ao corpo: os Persas devem apresentar sempre esse equilíbrio.
  1. Fique esperto com o tamanho dos Persas: Como dito acima, esses animais têm as patas curtinhas, o que os torna animais relativamente baixos. São felinos compactos na altura, mas que não têm uma determinação de peso. Você encontra os gatos Persa de pequeno ao grande porte.
persian cat
Gato persa branco

Fiquem ligados pessoal e se ainda tiverem alguma dúvida, não hesitem em nos contactar! 😉

Anúncios

0 comentário em “Como saber se um gato é mesmo Persa

%d blogueiros gostam disto: