Anúncios
Comportamento

Por que os gatos ronronam?

Os gatos ronronam quando estão relaxados e felizes, mas essa não é a única situação em que emitem o som. Leia a matéria e descubra porque e quando os gatos costumam ronronar.

Gato ronronando

 

Mesmo que você não tenha um gatínho em casa, deve conhecer o som gostoso que eles emitem em certos momentos. E você também deve ter reparado que esse som aparece quando eles estão relaxados, geralmente, sendo acariciados. Não é uma delícia?

Mas saiba que existem razões específicas para o ronronar dos gatos, e não acontece somente quando eles estão numa boa. O ronronar pode surgir quando o gato está em diferentes estados de humor, como estressado, por exemplo.

Então, para que você entenda esses sinais dos bichanos, explicamos porque eles ronronam. Vem com a gente!

Quando os felinos ronronam?

  • Quando estão nervosos;
  • Quando se sentem ameaçados;
  • Quando estão em situações relaxantes e felizes.

Isso é facilmente explicado se traçarmos um paralelo com o comportamento humano: nós, por exemplo, sorrimos tanto felizes quanto nervosos, certo? Então é compreensível que um mesmo som se relacione a diferentes estados do animal.

 Esses animais usam o ronronar para se comunicarem?

Sim! A partir dos dois dias de idade já é possível perceber o ronronar dos gatinhos. Isso acontece como forma de comunicação com a mãe, que ronrona de volta para ele. Os filhotes só param de ronronar quando estão mamando, no entanto, para avisar que está na hora de comer, a mãe aumenta a frequência do ronronar quando está se posicionando para amamentação.

Esse som vai ficando cada vez mais forte ao longo das primeiras doze semanas de vida do felino. A partir daí, ele já ronrona como um gato adulto. Mas o barulhinho, em muitos casos, é inaudível quando tem alguém por perto.

Além disso, segundo alguns estudos desenvolvidos na Inglaterra, os gatos, ao longo dos tempos, foram capazes de entender alguns dos comportamentos humanos. Sério? É o que dizem muitos pesquisadores! Por isso, eles acabam por ronronar como uma forma de comunicação com seus donos. A partir dessa noção, chegou-se à conclusão de que é possível associar as variações do som dos gatos com as variações no choro dos bebês. Então os espertinhos felinos podem utilizar essa tática para conseguir comida e afago de formas mais fáceis.

Outros estudos também apontam que os gatos usam seu ronronar como forma de aliviar estresse, dores e até cicatrizar feridas! Também é dito na mesma pesquisa que o ronronar pode melhorar consideravelmente a qualidade da respiração dos bichinhos.

Nós somos impactados pelos gatinhos ronronando?

Pasmem, mas a resposta também é positiva para esta questão! Estudiosos dos Estados Unidos afirmam que os gatos são, do Reino Animal, os maiores redutores de estresse em seres humanos. Dizem, inclusive, que donos de gatos têm uma redução de até 40% no risco de ataques cardíacos. Confesso que isso me deu um alívio tremendo!

Portanto, o “prrrr” que seu gatinho emite transmite a você e a quem mais estiver por perto calma e tranquilidade.

Mas, afinal, o que acontece no cérebro dos gatos para que eles ronronem?

Nos momentos propícios a ronronar, o cérebro dos gatos envia sinais repetidos a suas laringes, fazendo-as vibrar de 25 a 150 vezes por segundo. Rápido, né? Durante esse período de vibrações, quando o animal respira, o ar é “cortado” diversas vezes, produzindo o som delicioso que ouvimos.

Isso não é exclusividade dos gatos domésticos. Felinos de portes maiores também podem ronronar, mas se suas laringes não forem tão firmes, pode sair um rugido na hora!

Anúncios

1 comentário em “Por que os gatos ronronam?

%d blogueiros gostam disto: