Anúncios
Comportamento

Você sabe por que os cachorros reviram o lixo?

De que os cães são viciados em revirar nosso lixo todos sabem, mas nem todo mundo consegue entender esse hábito tão pouco higiênico. Se você sempre teve essa curiosidade, leia esta matéria.

39
Crédito foto: Shutterstock.com

Acredite você ou não, muitos estudos foram realizados acerca do porquê os cachorros gostam tanto de fuçar nosso lixo. Algumas razões foram atribuídas ao fato, e elas envolvem desde os ancestrais dos nossos amigos caninos até questões mais físicas, de vontade mesmo.

Uma das teorias, a que envolve os ancestrais dos nossos cães domésticos, os lobos, diz que quando o homem começou a se organizar em grupos sociais fixos — algo como nossas cidades —, animais selvagens começaram a viver no entorno desses agrupamentos para se alimentar de nossos restos de comida. Os lobos, que já não eram bobos naquela época, entenderam logo que era mais fácil comer nossa comida do que caçar todo dia, correndo riscos de não serem tão bem-sucedidos e voltar para casa “de patas abanando”. Isso, na natureza, pode significar vários dias sem comer. E com o saneamento básico precário da época, o lixo ficava lá para quem quisesse pegar, né?

Não se sabe, no entanto, se esse foi um comportamento passado de geração à geração ou se até hoje os cães continuam a ter essa mesma ideia!

Outra razão pode ser os aromas que o lixo libera no ar. Como todos sabemos, cães são animais com faro aguçado e podem sentir cheiros dos quais o nariz humano nem passa perto. Um pedaço daquela pizza de pepperoni, a carne assada de domingo, aquela fruta com cheiro doce… Tudo vira atrativo para o animal, que ao abrir a lata de lixo, ainda descobre um parque de diversões: vários petiscos e um mundo de texturas para mastigar!

Sabe o que mais pode levar o cão a fuçar seu lixo? Como toda vez que eles reviram a lata encontram algo bom, eles se sentem recompensados pela atitude. E como os cães repetem os comportamentos pelos quais são recompensados, dar uma futucada nos restos acaba virando um acontecimento recorrente.

Existe ainda uma terceira explicação, a de que os cachorros espalham lixo em busca de atenção dos donos. Cães que passam muito tempo sozinhos, que recebem pouco carinho ou os mais carentes, ao perceberem que os donos falam com eles (e às vezes até correm atrás deles!) toda vez que mexem no lixo, passam a entender o evento como um momento passado com o dono. Então repare, antes de tudo, se esse é o problema. De repente, o hábito a ser mudado é o seu, o do cão será apenas uma consequência. Ainda sobre seus hábitos, procure deixar as lixeiras da sua casa sempre limpas. Isso vai ser bom para todo mundo, né?

 

Anúncios

0 comentário em “Você sabe por que os cachorros reviram o lixo?

%d blogueiros gostam disto: