Anúncios
Saúde e alimentação

Dicas para controlar o cheiro da caixa de areia do seu gato

Se você sofre com o cheiro da caixinha de areia do seu gato ou desistiu da ideia de ter um bichano por esse motivo, dê uma olhada nas dicas que separamos para você para acabar com odores desagradáveis da sua casa.

 

Gato dentro da caixa de areia
Crédito da foto: tinkfor.com.br

Muitas pessoas que desejam ter um gatinho desistem da ideia por conta do cheiro que a caixa de areia do animal pode deixar. Isso acontece principalmente com pessoas que moram em casas e apartamento pequenos e pouco ventilados. Esse raciocínio é compreensível, já que ninguém gosta de cheiro de fezes e urina pela casa. A única coisa que essas pessoas não sabem é que algumas medidas podem evitar certos odores. Confira algumas!

  • Limpe a caixa de areia com frequência. Antes de qualquer dica, é válido dizer que a areia do gato deve ser limpa todos os dias. Isso não significa jogar toda aquela areia fora, lavar a caixa e colocar areia nova. Isso apenas quer dizer que recolher as necessidades do animal diariamente faz o cheiro demorar mais para aparecer. Esta parte é bem fácil: leia as instruções da embalagem da areia higiênica que comprou e siga. Algumas exigem trocas com menos frequência. Então basta escolher a melhor para você e seu gatinho.
  • Use mais de uma caixa de areia. Se você tiver espaço suficiente, disponibilize mais de uma caixinha higiênica para o animal – em lugares diferentes da casa, claro! Com banheiros em diferentes cômodos, nenhum deles ficará cheio com rapidez, reduzindo o odor.
  • Posicione a caixa higiênica em lugares bem arejados. Cômodos ventilados, com janelas que possam ficar abertas a maior parte do tempo, são ideais para abrigar o banheiro do seu bichano. Lugares fechados fazem com que o cheiro de xixi fique mais concentrado e, óbvio, mais forte.
  • Caso ache necessário, utilize desodorizadores de ambiente. Esses artifícios da modernidade podem ser ótimos para controlar o odor das caixinhas de areia. Escolha o seu aroma favorito e leve para casa um desses produtos. Se preferir, utilize aqueles desodorizadores automáticos, que liberam o perfume em intervalos programados.
  • Teste os desodorantes para caixas de areia. Existem muitos produtos desse tipo no mercado, cada um com suas características e aroma. Eles costumam ajudar muito em relação ao odor de fezes e urina do animal e são próprios para uso veterinário, reduzindo o risco de alergias e outros probleminhas.
  • Compre areias que neutralizam os odores das necessidades do gato. Assim como os desodorantes para caixas higiênicas, existem areias que neutralizam esses odores ou aquelas que já vêm misturadas aos desodorantes que falamos acima. O preço do produto pode ser maior, mas vale a pena.
  • Troque a caixa de areia uma vez por ano. As caixas de areia, com o passar do tempo, acabam por acumular cheiros que podem ser bem desagradáveis. Muitas vezes, mesmo com toda higiene, o cheiro permanece. Já parou para pensar que o cheiro pode estar vindo da própria caixa?
Anúncios

0 comentário em “Dicas para controlar o cheiro da caixa de areia do seu gato

%d blogueiros gostam disto: