Anúncios
Saúde e alimentação

Ração seca x Ração úmida: Qual é a melhor para seu pet

Grande parte dos proprietários de animais tem dúvidas acerca de com que tipo de ração alimentar seus melhores amigos. Tanto a ração seca quando a úmida apresentam vantagens e desvantagens, mas se você conhecê-las um pouco melhor, vai entender qual é a ideal para o seu bicho.

Dois cachorros comendo ração seca

As empresas destinadas a produtos para pets vêm ganhando bastante espaço nos últimos anos. O fato se explica porque, cada vez mais, os animais têm feito parte de nossas vidas, e nossa preocupação com a qualidade de vida deles se eleva a cada ano.

E a alimentação e nutrição dessas criaturinhas que arrebatam corações por onde passam estão estreitamente ligadas à qualidade de vida. Ou seja, rações de maior qualidade e balanceadas representam mais saúde e longevidade para nossos bichinhos.

Mas existem muitas variações de rações no mercado, cada uma com suas qualidades, e uma das dúvidas mais frequentes em relação a elas é por qual tipo optar. Nesta matéria, focaremos a relação das rações secas e úmidas e as vantagens e desvantagens que elas oferecem aos animais — lembrando que cada tipo de pet possui necessidades de alimentação específicas.

Antes de tudo, é importante saber que no que diz respeito aos nutrientes, esses dois tipos de comida apresentam poucas diferenças. Ou seja, elas costumam ser igualmente balanceadas, variando apenas de marca para marca. Então a principal diferença entre elas é sua textura e apresentação. Então a melhor adaptação do animal será um dos fatores que farão mais diferença na hora da escolha.

Pontos positivos da ração seca

A ração seca tem como principal vantagem sua validade, então para uma maior tranquilidade (do dono!), ela é mais indicada, já que pode ser deixada por longos períodos de tempo no pote sem que estrague.

Outro ponto positivo é que elas são mais fáceis de se encontrar, aumentando as opções de escolha. Por ser mais comum, ela acaba se tornando mais barata, o que beneficia o bolso do proprietário, que agradece!

O principal impacto dessa ração na saúde dos animais (já que em relação aos nutrientes vai depender muito da marca comprada) é que algumas delas atuam na limpeza dos dentes do pet, ponto que não é beneficiado pela ração úmida.

Pontos negativos da ração seca

O grande ponto negativo deste tipo de ração é que os cães mais novinhos e os mais idosos podem ter problemas na hora de comer por ela ser mais dura. Sim, existem rações próprias para cães nessas fases, mas alguns, mesmo se alimentando de comida mais macia, podem ter dificuldades.

Existem ainda duas outras desvantagens da ração seca: ela possui alto teor de carboidratos (que podem levar seu cão a engordar, caso não faça exercícios suficientes para gastar a energia que consome) e, por ter somente até 10% de umidade, deixam o pet com muita sede.

Pontos positivos da ração úmida

A ração úmida, por seu sabor, textura e cheiro, costuma ser a preferida dos pets, e essa é a sua grande vantagem. Outra característica legal dessa ração é que ela também é mais fácil de ser ingerida.

No entanto, seu maior benefício é conter quantidade de água maior que a ração seca, portanto, ela se torna a melhor opção em lugares de clima bem quente, para animais com problemas renais e de desidratação e para os gatos, que costumam ingerir menos água que outros animais domésticos.

Pontos negativos da ração úmida

A ração úmida apresenta algumas desvantagens em relação à seca. Um dos principais quesitos é o trato dentário dos animais, que é prejudicado pelo acúmulo de tártaro e placas bacterianas — já te contamos que a ração seca ajuda na limpeza dos dentes do seu animal, certo?

Nenhum dos dois tipos de ração deve ficar disponível por muito tempo no pote do animal, no entanto, depois de aberta, a validade da comida úmida é bem menor que a seca, aumentando os riscos do pet se alimentar de comida passada. Além disso, se ela ficar por muito tempo disponível para o animal, esse tipo de comida acaba atraindo mais insetos.

Outra questão a ser levada em conta é que as rações úmidas são mais concentradas que as secas, e consequentemente mais calóricas. Por isso, é importante que o proprietário respeite a quantidade indicada para o animal e não misture com o alimento seco. Ah! E apesar das vantagens que listamos lá em cima, o preço desse tipo de comida também entra na lista das desvantagens.

Mesmo com todas essas informações, o Zolina sempre recomenda que você siga as orientações do médico veterinário. Ele conhece bem as necessidades nutricionais do seu pet e dará uma opinião profissional sobre como alimentar seus pets da melhor forma, seja com ração úmida, seca ou comida natural — mas alimentação natural é assunto pra outro post, fique ligado!

Anúncios

0 comentário em “Ração seca x Ração úmida: Qual é a melhor para seu pet

%d blogueiros gostam disto: