Anúncios
Guia de raças

Conheça as raças mais indicadas para donos ativos e esportistas

Saber mais sobre os grupos em que as raças de cachorros são divididos pode ajudar você a escolher o melhor animal para sua casa. Então vem com o Zolina e conheça um pouco mais sobre o Grupo dos Esportistas.

Cachorros
Credito da foto: kentshowground

Já falamos um pouco sobre raças de cachorros e o que você precisa saber antes de escolher qual levar para casa aqui no Zolina. E estamos indo aos poucos. Tem muitas informações bacanas para dar antes de começarmos a falar de cada raça.

Mas para recapitular,  raças são, de uma forma bem resumida, grupos de cães que compartilham características físicas, psicológicas e comportamentais, e elas só aumentam as chances de o seu cão apresentar certos traços comuns àquele grupo, mas não define sua personalidade ou nível de energia.

Também já contamos que as raças foram subdivididas em outros grupos, mais gerais, de acordo com suas principais habilidades e utilidades. Neste post, vamos começar falando um pouco mais sobre que raças são indicadas para viver em lares com pessoas ativas, que curtem atividades ao ar livre e atletas.

Confira abaixo algumas raças indicadas para donos que estão em constante movimento

  • Labrador;
  • Cocker Spaniel;
  • Weimaraner;
  • Setter Irlandês;
  • Terrier Brasileiro (o famoso
  • Pointer Inglês;
  • Akita

Por que algumas raças são mais indicadas para esse tipo de dono que outras?

As raças foram desenvolvidas e adaptadas pelo homem para desempenhar certas funções dentro do nosso estilo de vida. As raças que falaremos a seguir são algumas das que vêm de cães destinados a desempenharem trabalhos de caça, como localizar, capturar e buscar presas não muito pesadas. Por conta dessas características, são raças que têm exemplares mais propensos a atividades físicas, mais brincalhões e ligados.

Para facilitar, vamos tratar esses animais como “Esportistas”, acompanhando a classificação da AKC (American Kennel Club). Mas fique calmo: esses cachorros não precisam caçar para serem felizes, essas características são apenas bons paralelos para ter uma noção do comportamento deles. E isso conta muito na hora de escolher o novo membro da família.

Características dos cães “Esportistas”

Em geral, são cães ativos, com bastante energia. Por isso, eles gostam de gastar tempo brincando e correndo. Bolinhas e pelúcias fazem muito sucesso com a maioria dos animais assim classificados. Esses cachorros também costumam ser velozes e ter faro bastante apurado.

Por serem criados também para companhia, são animais dóceis, de temperamento fácil. E por terem tais características de temperamento, se tornam ideais para convívio com pessoas e outros animais. Tendem a ser muito leais e a proteger muito bem sua família.

Lembramos que essas características são as mais comuns no grupo, mas cachorros são seres individuais, e cada um nasce com características físicas e de personalidade próprias. Um Golden Retriever, por exemplo, não precisa ser muito ativo e um belo caçador só por ser classificado como “Esportista”. Respeite as particularidades do seu amigo!

 

 

Anúncios

0 comentário em “Conheça as raças mais indicadas para donos ativos e esportistas

%d blogueiros gostam disto: