Anúncios
Guia de raças

Conheça raças ideais para proteger sua casa

Certas características fazem de um cachorro um ótimo cão de guarda. Saiba quais raças tendem a ter esses traços e que, além disso, se darão bem com sua família.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os cachorros têm um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade humana. Eles caminham conosco há milênios e acompanharam a nossa evolução, progredindo e se adaptando junto com a raça humana. Muitas das raças caninas que conhecemos hoje foram criadas a partir de ancestrais que possuíam habilidades específicas que serviam muito bem ao homem, incluindo proteger seu território e sua matilha.

Até hoje, essa atitude protetora está presente em nossos cães e continua sendo útil ao homem — que, independentemente da tecnologia na área de segurança, segue confiando muito nos cachorros.

Essa característica provavelmente é comum a todos os cães, mas algumas raças são mais propensas a elas, tornando-as ótimas para proteger sua casa. Dê uma olhada em algumas.

  1. Rottweiler: Grande, bastante forte e cheio de energia, o Rottweiler é um cão que demanda grande gasto de energia. Muito inteligente, tem facilidade de aprendizado. Esse cão deve ser socializado e treinado desde pequeno, já que pode ser teimoso e um pouco agressivo. Se acostumado desde cedo, convive bem com adultos, crianças e outros animais — ele pode ser um bobão de tão dócil! Se você quer um cachorro apegado à casa e à família, o Rottweiler pode ser o que você procura.
  2. Pastor Malinois: Conhecido como a “Ferrari dos cães de guarda”, o Pastor Belga Malinois já entrou no Guiness Book como maior farejador de drogas do mundo. Conhecido por ter saúde de ferro, é pouco acometido por displasias, que costumam afetar outros pastores. Inteligente, ágil, sempre alerta e ótimo em aprender truques e comandos, esse cão é ideal para proteger a casa de estranhos. Mas sua grande vantagem é ser um ótimo companheiro para a família e, ainda de quebra, adorar passar tempo com a criançada!
  3. Pastor Belga: Esta raça tem características que fazem dela uma verdadeira maravilha em matéria de guarda e proteção. Costuma ser muito fiel ao dono e aos membros da família, mas desconfiado com estranhos. Apesar disso, tende a ser dócil, além de muito inteligente, com elevada capacidade de aprendizado e facilidade de treinamento. O Pastor Belga costuma ter boa saúde mesmo idoso, mas precisa se exercitar com frequência e por um bom tempo, por isso, um quintal espaçoso é ideal. Uma de suas poucas desvantagens é que seus pelos longos devem ser escovados com muita regularidade.
  4. Pastor Alemão: Não é por acaso que muitos filmes e séries de TV usam Pastores Alemães “no elenco”. Este cão é extremamente inteligente e aprende truques e comandos com muita facilidade. Adora agradar os donos e é muito protetor com a família. Está sempre alerta e seu comportamento tende a ser mais defensivo do que de ataque. São calmos e tendem a ficar ainda mais tranquilos com o passar do tempo. Acostume-o desde cedo com crianças e outros animais e será difícil ter problemas com ele. Tende a ter alguns problemas como displasia, quando mais velho.
  5. Doberman: Pronto para proteger sua família a qualquer momento, este cão geralmente desenvolvem ótimas relações com os donos. Aprendem truques rapidamente e são treinados sem grande esforço — são alunos focados e obedientes. A raça precisa de exercícios físicos e estímulos mentais frequentes, pois pode se tornar destrutiva e rebelde quando essas necessidades não são atendidas adequadamente. É um cão de guarda excelente, mas não deixe-o se tornar dominador. E esteja sempre de olho quando visitas estiverem em casa, ele gosta mais das pessoas que conhece bem.
  6. Chow Chow: Um cão sério e discreto, o Chow Chow não faz muitas demonstrações de emoções. É um excelente cão de guarda, sempre vigilante e muito fiel ao dono — sim, ele é muito fiel a somente uma pessoa da casa, o líder da matilha, por isso precisa de um bom adestramento. Por ser apegado à casa, pode ser bastante reservado com estranhos. É um cão que atrai muito pela beleza, com sua famosa língua escura e uma bela pelagem dourada, que exige certos cuidados. Mas fique atento: não tenha um Chow Chow se você mora em lugares quentes, o cão sofre em altas temperaturas. Também por isso, leve-o para passear sempre de manhã cedo ou no fim da tarde, quando o clima está mais ameno.

Essas raças são ótimas opções se você busca um cão que protegerá sua casa além de ser bom companheiro. Esteja certo sobre o que espera em um cachorro e escolha o que melhor atenderá esses desejos e que tem mais chances de se adaptar à rotina da sua família. Ah, e respeite o temperamento de seu cachorro, independentemente da raça, ele é um ser individual, com traços próprios.

 

Anúncios

0 comentário em “Conheça raças ideais para proteger sua casa

%d blogueiros gostam disto: