Anúncios
Curiosidades

Como calcular a “idade humana” do seu gato?

Muito se especula sobre como fazer a correspondência entre a idade dos gatos e a idade dos humanos, mas a conta mais comum está errada. Confira como calcular a "idade humana" de seu gato corretamente.

Filhote de gato
Crédito da foto: mathias-erhart / Foter / CC BY-SA

Sempre ouvimos os donos de gatos conversando sobre o comportamento de seus “filhos”, e metidos como somos, sempre tentamos explicar mais coisas a respeito deles. Ouço muito por aqui as pessoas fazerem uma equivalência entre as idades dos seres humanos e as dos gatos, mas na maior parte das vezes, essa conta está errada.

O mais comum é as pessoas fazerem uma proporção de 1 para 7, ou seja, elas acham que se o gato tem 1 ano de idade, ele tem o desenvolvimento compatível com o de uma criança de 7 anos. Mas essa conta está errada.
Então como devo contar a idade do meu bichano?

Antes de tudo, é importante ter a noção de que em seu primeiro ano é que acontece o maior desenvolvimento da vida dos gatos. E isso é fácil de ver até pelo tamanho do animal. Seus comportamentos e tipos de brincadeira também mudam muito ao longo do primeiro ano do gatíneo, então não tem como ele ser comparado a uma criança de sete anos, que é bem menos independente nessa fase.

A partir dessa informação, chega-se à conclusão de que a evolução dos gatos acontece de forma diferente da nossa, e eles avançam mais na idade humana até 1 ano de idade do que  ao ficarem mais velhos.

Então a proporção da idade do gato em relação à nossa pode acontecer da seguinte forma:

 

Idade felina Idade humana
1 anos 15 anos
2 anos 24 anos
3 anos 28 anos
4 anos 32 anos
5 anos 36 anos
6 anos 40 anos
7 anos 44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos
10 anos 56 anos
11 anos 60 anos
12 anos 64 anos
13 anos 68 anos
14 anos 72 anos
15 anos 76 anos
16 anos 80 anos
17 anos 84 anos
18 anos 88 anos
19 anos 89 anos
20 anos 93 anos
21 anos 96 anos

Caso você não saiba a idade do seu peludinho, seu veterinário poderá identificá-la a partir da dentição ou pelagem do animal. Mas existem outras formas de descobrir essa informação, sobre as quais falaremos em outros posts.

Anúncios

0 comentário em “Como calcular a “idade humana” do seu gato?

%d blogueiros gostam disto: