Anúncios
Comportamento

Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar correto? Confira aqui nossas dicas!

Ensinar o local correto de fazer as necessidade para um cão pode não ser uma tarefa fácil, mas com as dicas que listamos nesta matéria, tudo ficará mais simples. Então dê uma olhada no que ensinamos!

cachorro-fez-xixi-no-tapete-e-dona-esta-o-repreendendo

Muitas pessoas me perguntam como fazer para ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo, já que gatos fazem na areia por instinto. O que me relatam é que já tentaram de tudo, esfregar o focinho no xixi e cocô quando feitos no lugar errado, já brigaram e usaram aquele famoso rolo de jornal para as broncas e ainda insistem em dizer que o cachorro não aprende, mas será que tentaram de tudo mesmo? Talvez tenham tentado muitas opções, mas nenhuma correta.

Antes, vamos lembrar um detalhe importante para passarmos a exigir menos dos filhotes caninos: nem mesmo os filhotes de humanos nascem sabendo usar o banheiro! Você usou fraldas, depois provavelmente fez xixi na cama um monte de vezes e sofreu um pouco para assimilar novos hábitos. Seus pais também devem ter passado por momentos críticos até que você aprendesse a pedir para ir ao banheiro quando sentia vontade e, depois, a fazer xixi e cocô sozinho.

Como já mencionado em outras matérias, os animais sempre querem nos agradar, e com o filhote canino não é diferente. Mas ele tem uma outra percepção da casa que não corresponde à do cão adulto. Muitas vezes, a casa é tão grande para o cãozinho que ele se “perde”. Outras vezes, ele apenas não quer sair de onde está, seja pelas brincadeiras, seja por querer se manter próximo ao dono.

O que fazer para meu cão fazer as necessidades no lugar certo? Leia atentamente os passos a seguir que vão te auxiliar a introduzir esse novo hábito na vida do seu cãozinho:

Passo 1: deixe um jornal/tapete higiênico no ambiente em que vocês estão, ou seja, se estão brincando na sala, deixe o “banheiro” em um cantinho do cômodo; se ele dormirá no quarto, deixe outro jornal ou tapetinho em um lugar estratégico do quarto. O ideal é que fique próximo à porta de saída, assim ficará mais fácil chegar ao próximo nível.

Passo 2: Faça uma agenda com os horários em que o animal costuma fazer suas necessidades. Geralmente eles fazem quando acordam, ao acabar de brincar e quando comem, então se ele fez alguma dessas atividades já leve-o para o local certo e aguarde uns minutinhos, logo ele irá fazer.

Passo 3: Quando ele fizer xixi ou cocô, mostre o quanto ficou contente por ele ter acertado o local. Elogie, dê petiscos (a ração também pode ser usada como petisco, se você faz o controle da comida), brinque bastante — interaja de forma positiva com ele!

Passo 4: Quando você perceber que ele está cheirando muito o chão do ambiente, rodando em volta de si e procurando um lugarzinho para fazer o número 1 ou o 2, pegue-o no colo e leve-o até o local correto.  Quando ele terminar, repita o passo 3!

Passo 5: Se você só se der conta do que está acontecendo depois do cão já ter começado, ainda assim, vale leva-lo até o local correto. Caso caia um pingo de xixi ou uma bolota de cocô, não tem problema, o importante aqui é sempre leva-lo ao lugar correto! E depois que ele terminar, repita o passo 3!

Passo 6: Se você reparar que ele está fazendo as necessidades no local errado e não der tempo de levá-lo ao local certo, ignore! A indiferença para eles é terrível.

Passo 7: Se ele já procura o jornal, ele está no segundo nível. Então já é o momento de começar a retirar o jornal espalhado pela casa. Comece pela sala, depois passe para o local em que ele dorme (mas sempre com acesso ao banheiro dele), deixando cada vez menos jornais espalhados até perceber que ele dorme a noite inteira sem precisar ir ao banheiro.

DICAS:

  • Manter o local sempre limpo é fundamental para que ele queira ir até lá. Se o cão fez xixi, troque o jornal o mais rápido possível. Com o jornal ou tapete higiênico sujos, a probabilidade dele fazer em outro lugar na próxima é grande, afinal ninguém gosta de um banheiro sujo!
  • Sempre mantenha a comida e água longe do local escolhido para o banheiro, ninguém come dentro do banheiro.
  • E nunca se esqueça de elogiar sempre que ele fizer algo que você acha legal, o reforço positivo ajuda muito mais no aprendizado.

E se seu animal já é adulto e mesmo assim faz as necessidades fora do lugar, certifique-se se está tudo bem com a saúde dele; faça um check up e, estando tudo ok, refaça os passos acima.

Anúncios

0 comentário em “Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar correto? Confira aqui nossas dicas!

%d blogueiros gostam disto: