Anúncios
Guia de raças

Fortes, bem dispostos e muito inteligentes: Conheça as raças que ficam felizes em ser úteis ao homem

Antes de escolher um cachorro é preciso saber alguns detalhes sobre sua raça. Para saber melhor que tipo de cão se encaixa perfeitamente em sua rotina, tenha em mente as informações desta matéria.

Muitas pessoas, ao decidirem ter um cachorro em casa, buscam informações, evitando escolher uma raça com características predominantes que não acompanhem seus hábitos e estilo. Afinal, é importante saber se o cão tende a precisar de mais períodos de exercícios ou se é um cão menos ativo, se ele é mais ou menos dócil… Enfim, pesquisar sobre raças antes de levar o filhote para casa pode representar uma redução considerável de dores de cabeça e estresse.

É claro que, como sempre falamos, cada cão é um ser individual e apresenta características próprias de personalidade, energia e hábitos. Reforçamos que conhecer a raça de seu cão só o ajudará a prever quais comportamentos são mais prováveis de ocorrer, mas não garante que o animal será exatamente como você leu.

Para você que quer um cachorrinho, dê uma olhada neste post, que fala sobre raças que gostam de desempenhar funções úteis no cotidiano de sua família. Como base, tomamos o Grupo dos Trabalhadores — uma das subdivisões das raças de cães definida pela American Kennel Club.

O que é o Grupo dos Trabalhadores?

À princípio,  devido às suas necessidades, os homens desenvolviam trabalhos relacionados à caça. Com a evolução da nossa espécie no mundo, aos poucos deixamos os traços de caçadores primitivos e passamos a nos organizar em sociedade. Sendo mais fixos em lugares e atividades em geral, os animais foram se adaptando ou sendo desenvolvidos para desempenhar outros tipos de trabalho, como proteção, tração, resgate etc.

Por conta do formato de seu corpo, força e, muitas vezes, agressividade, os cães desse grupo foram e são empregados em atividades como:

  • Guarda e defesa;
  • Captura de presas grandes;
  • Pastoreio de rebanhos (apenas algumas raças).

Para que você tenha uma noção da personalidade e hábitos das raças deste grupo, saiba que cães como o Akita e o Dogue Alemão foram desenvolvidos para ser cães de guarda e caçadores de grandes presas. Já o Mastin Inglês foi criado para ser um cão de combate e chegava a enfrentar tigres e leões para proteger seus donos e pertences. Sobre os Rottweilers e Dobermans, sabe-se que são excelentes cães de guarda. Algumas dessas características prevalecem até hoje e, por elas, é possível ter uma boa noção de como são as raças que formam o Grupo dos Trabalhadores.

Características dos cães “pau para toda obra”

Os cães das raças “Trabalhadoras” são lembrados pelo seu porte e força. Eles são cachorros grandes, com corpos propícios ao desenvolvimento de atividades mais “braçais”, como carregar objetos e carcaças pesadas. Algumas raças chegam a pastorear rebanhos, já que seu tamanho é capaz de intimidar até os animais maiores que eles. Proteção de pessoas e ambientes também é muito indicado para esses animais — como dissemos acima, antigamente, eles eram cães de combate e enfrentavam até grandes felinos para defender seus territórios e donos.

Esses animais sentem-se mais felizes ao saberem que são úteis para os tutores ou que contribuem com o funcionamento do ambiente em que vivem. Por isso, tendem a ter nível elevado de energia, que precisa ser gasto — afinal, ninguém quer um cão de grande porte (e força) entediado dentro de casa, né?

Eles também são muito inteligentes, com grande capacidade de assimilação de técnicas de adestramento e comando. Suas características somadas tornam muito comum ver um cão do Grupo dos Trabalhadores trabalhando junto à polícia e unidades de busca e resgate.

Com um cão desses, pode ter certeza de que você e sua família terão um bom amigo e um excelente protetor!

Principais raças do Grupo dos Trabalhadores 

  • Akita;
  • Bernese Montanhês;
  • Boxer;
  • Doberman;
  • Rottweiler;
  • Dogue Alemão;
  • Fila Brasileiro;
  • Husky Siberiano;
  • São Bernardo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

0 comentário em “Fortes, bem dispostos e muito inteligentes: Conheça as raças que ficam felizes em ser úteis ao homem

%d blogueiros gostam disto: