Anúncios
Comportamento

Como ensinar truques ao meu pet de forma mais eficiente?

Com as dicas simples contidas nesta matéria, você será capaz de perceber as nuances do comportamento de seu animal e a identificar de que modo pode ajudá-lo na árdua tarefa de fazer tudo certinho!

ensinando-truques-ao-cachorro-no-parque

 

Quantas vezes você já se pegou reclamando do comportamento do seu animal de estimação? Quantas foram as brigas e lições que tentou ensinar ao seu cãozinho ou gato sem sucesso? Mas, no fundo, você sabe que seu bichinho só quer te agradar. E que ele vai perdoar você por ter dado aquele grito ou falado mais sério com ele — e você também sabe que não deve tentar educar seu pet batendo nele, certo?

Por que meu pet se comporta mal?

Quando seu amigo apresenta um mau comportamento, na maioria das vezes é um reflexo do tratamento que damos a ele, uma resposta aos estímulos que ele recebe.  Ou seja, se você se comporta agressivamente com seu cão, por exemplo, ele tende a se tornar mais medroso ou até mesmo mais agressivo e a se relacionar de maneira receosa com outras pessoas e animais.

Pode reparar: muitas vezes, quando estamos estressados, cansados ou sobrecarregados dos afazeres cotidianos, mudamos nosso comportamento com nossos animais, mesmo que sem perceber, deixando-os de lado, às vezes sendo mais ríspidos, e eles sentem isso. Os animais que são mais equilibrados conseguem entender, permanecendo ao lado de seus donos, mas têm aqueles com o emocional descompensado. São estes que geralmente fazem coisas para chamar atenção de forma negativa aos nossos olhos, mas de bom coração aos olhos deles.

Como saber que é o momento certo para ensinar algo a meu pet?

Muito do comportamento dos animais se relaciona à quantidade de atenção que eles recebem em casa. Um animal que tem sua necessidade de atenção atendida dificilmente se comportará de forma inadequada. Isso acontece porque ele não precisa chamar sua atenção. Já falamos em outras matérias sobre isso: um cão ou gato sem a atenção certa, percebe que consegue estabelecer uma ligação com você toda vez que faz uma besteira — ainda que essa atenção seja uma briga. A boa notícia é que se mudarmos nossas atitudes, eles também mudarão.

O conselho do Zolina é: caso esteja em um momento (ou dia) com menos paciência, sentindo que não está com uma boa energia, não tente ensinar nada para o seu animal. Uma boa atitude é evitar algumas situações em que é quase certo ele fazer uma besteira. Isso evitará que você se chateie e fique frustrado, reduzindo seu nível de estresse. Nunca se esqueça de que o bicho não tem culpa do seu estado emocional e que se ele não executa as atividades da forma correta é porque você não ensinou o que devia.

O momento ideal para ensinar novos truques e bons comportamentos ao seu animal é quando você estiver bem. Com uma energia tranquila, você conseguirá muito do seu animal, que aprenderá bem mais com suas risadas e comandos calmos do que com uma baita gritaria. Brinque enquanto ensina algo novo a ele, desde pegar a bolinha até fazer xixi no lugar certo. Se você sabe que ele vem fazendo algo de que não gosta, utilize esses bons momentos para mudar isso de forma legal, divertida e com petiscos à mão para recompensá-lo.

Tenha paciência ao treinar seu pet. Utilize posturas corporais de fácil entendimento, aja e fale com calma e confiança, acredite que ele é capaz. Não é necessário gritar ou falar alto, apenas fale claramente. Ensine-o por etapas: se quer ensinar um truque de morto por exemplo, ensine-o antes a deitar; se quer ensinar o truque do tchau, ensine-o antes a dar a pata; se quer que ele faça xixi no banheiro, ensine-o antes a fazer no jornal/tapete higiênico.

Utilizando essas dicas simples, você aprenderá a identificar as necessidades do seu pet e, principalmente, a ensiná-lo o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Tenha em mente que seu amigo peludo é muito inteligente e que só que te agradar, portanto, facilite o caminho dele para atingir essa meta.

 

Anúncios

0 comentário em “Como ensinar truques ao meu pet de forma mais eficiente?

%d blogueiros gostam disto: