Anúncios
Comportamento

O cumprimento dos cães: Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?

Quando vai à rua com seu cãozinho ele não para de cheirar o rabo dos outros animais? Pois saiba que isso tem um motivo e é muito mais simples do que você imaginava.

cachorro-cheirando-o-rabo-do-outro

Você sai com seu cachorro pra passear e pronto, sempre acontece uma coisa esquisita, os cachorros se encontram e vão logo cheirar o rabo um do outro. O que nos resta é ficar ali parados esperando a “cheiração” acabar.

Paciência, é assim que eles se conhecem, esse é o cumprimento deles. Assim como nós, humanos, damos as mãos ou trocamos beijinhos, os cães cheiram o rabo do outro. Portanto, não tente interferir, puxando o seu cãozinho e afastando ele do “amigo”, isso é completamente normal. Uma boa informação para qualquer dono de cachorro é a seguinte: ao apresentar cães, evite colocá-los de frente um para o outro. Colocando-os nesta posição, você bota frente a frente dois cães que ainda não se conhecem — já que não se cheiraram — e isso pode dar em briga. Para facilitar as coisas e criar uma bela amizade, conduza seu cão diretamente a cheirar a traseira do outro.

Para os cães, cheirar o traseiro significa se informar sobre o cachorro que acabou de encontrar. Não entendeu? É  que o cão possui o olfato altamente desenvolvido e assim consegue identificar na química exalada pelo corpo do outro animal as informações sobre ele. Essa química são os ferormônios expelidos pelo cão e que podem ser vistos como uma identidade animal, pois é por eles que outros cães conseguem descobrir por exemplo se o novo amigo é macho ou fêmea, o que o ele comeu, qual sua raça e até como anda o seu humor!

Esse é o modo natural de uma conversa entre os caninos: uma mensagem química, um modo de se comunicar pelo odor do líquido com cheiro forte difundido pelas glândulas anais.

Já ouviu falar que “o cachorro saiu com rabo entre as pernas”? Pois é, é assim que eles tapam as suas glândulas anais para que os demais não sintam seu cheiro, ou seja, mostram que não querem conversa. O inverso também ocorre, se querem se exibir, levantam o rabo para que o cheiro seja percebido.

Então já sabe, para ter cachorros sociáveis e cheios de amigos, deixem que eles cheirem e explorem os outros, é assim que eles se entendem.

Anúncios

0 comentário em “O cumprimento dos cães: Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?

%d blogueiros gostam disto: