Anúncios
Comportamento

Como saber se o seu gato está feliz

Os gatos nos dão muitos sinais de que estão felizes e bem-cuidados. Se você não conhece essas dicas felinas, confira este texto e descubra se seu gato está contente!

A maioria das pessoas julga ser mais fácil identificar se um cão está feliz do que um gato, mas isso é causado por uma certa distância que as pessoas mantêm dos felinos por preconceitos e crenças tão antigas que já deviam ter desaparecido.

Quem já tem bichanos em casa há um tempo sabe bem que esse animais são mestres em demonstrar o que estão sentindo através de diversos comportamentos e posições corporais.

Quer saber se seu gato está feliz? Então não deixe de ler esta matéria!

Gatos ficam felizes ao encontrarem seus donos. Quando você chega em casa e seu gatinho vem todo animado te receber, pode ter certeza de que ele está feliz. Nesses momentos, eles costumam esticar a cauda para cima, deixando-a bem arrebitada. Ela normalmente fica com uma leve volta na ponta, como um ganchinho, e às vezes até treme! Eles também abaixam um pouco as sobrancelhas e esfregam a cabeça e o corpo em você, aguardando um afago.

Os sons dos gatíneos diz muito sobre seu estado. Quando os gatinhos são filhotes, fica mais fácil identificar sua felicidade pelos sons que eles fazem. Se eles estão grunhindo, miando bastante e ronronando, pode estar certo de que eles estão felizes. No caso dos felinos adultos, miados e vocalizações estridentes indicam que o animal está animado e contente. Mas não se preocupe se ele tiver um estilo mais silencioso. Para esses gatos, o silêncio é a forma de demonstrar que estão bem, deixando os barulhos para a hora de demonstrar certas insatisfações.

Felicidade é estar relaxado. Quando os gatos estão deitados sobre as patas, com a cabeça e orelhas para frente e com olhos quase fechados, eles dizem que estão relaxados, prontos para uma soneca e… felizes! O mesmo acontece quando estão pegando um solzinho e deitam de barriga e patas para cima, bem abertos, demonstrando conforto e segurança. Sabe um outro sinal de que o gato está bem? Quando você olha nos olhos dele e ele dá umas piscadelas em retribuição. Muito fofo e sinal de felicidade!

Ele vai deixar claro que é feliz através de suas atitudes. Se o gato estiver ronronando bastante ao estar no seu colo, fique tranquilo, ele está muito bem! Essa mensagem também fica clara quando ele te “massageia” com as patinhas. Os filhotes fazem muito isso! Ah, felinos que se envolvem em seu pescoço, “abraçam” você com as patas ou se debruçam sobre seus ombros também estão dizendo a você que estão numa boa!

Caso seu pet não esteja demonstrando sinais de felicidade e de estar bem-cuidado, é necessário rever sua forma de tratá-lo e levá-lo a uma consulta veterinária. Muitas são as razões para que seu gato não esteja se sentindo bem, e só o médico veterinário será capaz de detectá-los.

gato-espreguiçando

 

Anúncios

0 comentário em “Como saber se o seu gato está feliz

%d blogueiros gostam disto: