Anúncios
Saúde e alimentação

O que pode estar causando o mau hálito no meu pet?

É comum sentir um bafinho de leve em nossos animais, mas alguns odores específicos podem significar problemas de saúde. Para você saber o que o mau hálito pode significar e o que fazer para reverter a situação, não deixe de ler esta matéria!

 

Uma característica comum nos animais é um bafinho de leve, né? Como é óbvio, por não terem uma higiene bucal diária, eles tendem a ter certos odores nesta região. Mas há de se avaliar o que pode estar causando o problema de acordo com a intensidade e o tipo de cheiro. Saiba que o mau hálito nem sempre é decorrente de um problema na cavidade oral, ou seja, nem sempre as placas bacterianas são as responsáveis por ele.

Que problemas podem causar mau hálito nos animais?

Se o seu amigo está com halitose, isso pode estar ocorrendo por causa de alimentação desbalanceada, fome e pode, até mesmo, ser indicativo de doenças crônicas como insuficiência renal, diabetes e lipidose hepática (a última doença, em felinos).

Odor cetônico

Muitas vezes detectamos um odor cetônico  no  mas existem outras patologias que levam o animal a ter o hálito cetônico. Saiba quais problemas estão ligados a esse tipo de odor bucal.

  • A fome pode causar um cheirinho incomum na boca do animal, mas não é nada de mal cheiro, é um bafinho que pode se comparar ao nosso quando ficamos um grande período sem nos alimentarmos. Neste caso, quando o animal comer, o mau hálito deixará de existir. Geralmente ocorre em animais que tem hora para comer e por algum motivo acabamos por atrasar a refeição deles.
  • A halitose causada pela diabetes tem esse cheiro que chamamos de cetônico devido aos corpos cetônicos formados pela própria doença. Esse cheiro não sai nem com a alimentação, mas com o tratamento correto da diabetes, ele pode diminuir (e muito!) o problema.
  • Em gatos, a lipidose hepática também causa o hálito cetônico.

Odor Urêmico

O  é um odor de amônia, como o da urina e ocorre quando a ureia fica no sangue e não é filtrada pelos rins, e o motivo pode ser  , insuficiência renal ou algum outro distúrbio que incapacita os rins de  o sangue,  algumas delas são: Insuficiência renal crônica;

  • Leptospirose, que leva a um quadro de insuficiência renal;
  • Gastrite ulcerativa;
  • Mineralização de tecidos moles;
  • Edema pulmonar;
  • Estomatites – lesões na cavidade oral;

Por isso, se seu animal está com mau hálito, antes de tudo, leve-o ao médico veterinário. Somente ele será capaz de dizer as causas do problema e indicar exatamente o que fazer para revertê-lo. Escovar os dentes do seu pet ou utilizar produtos de higiene bucal, ainda que próprios para a espécie dele, poderá mascarar um problema grave.

cachorro-com-mau-halito-e-boca-aberta-causando-desmaio-do-pássaro-dentro-da-gaiola

 

Anúncios

0 comentário em “O que pode estar causando o mau hálito no meu pet?

%d blogueiros gostam disto: