Anúncios
Saúde e alimentação

O que é, para que serve e quando devo procurar um Centro de Controle de Zoonoses?

Muitas pessoas não sabem o que é um Centro de Controle de Zoonoses, mas conhecer as funções deste órgão pode fazer muita diferença na sua vida e na vida dos animais de sua cidade. Confira o que é e para que serve um CCZ.

 

Frequentemente ouvimos ou lemos o nome Centro de Controle de Zoonoses em matérias, sites e jornais quando assunto é relacionado a animais, mas nem todos sabem o que faz esse órgão.

Vamos começar definindo “zoonose”, que são, simplificando, doenças transmitidas dos animais aos humanos. Para você ter uma noção melhor, reduzir as ocorrências de doenças como raiva, leptospirose, leishmaniose e dengue faz parte das responsabilidades desses centros, e partindo dessa informação, vamos às perguntas do título desta matéria.

O que é?

É um órgão criado pelo governo para garantir o bem-estar das populações humana e animal, promovendo boa interação de forma que uma não agrida a outra. Ele é responsável pelo controle das zoonoses e pela redução do risco de epidemias, entre outras coisas, diminuindo a quantidade de animais não vermifugados, não vacinados e que ofereçam risco às pessoas.

Para que serve e quando devo procurar?

Lembra das famosas carrocinhas? Pois então, os CCZ são as carrocinhas e ajudam no controle de população animal. Eles apreendem animais em condições que oferecem riscos às pessoas. Isso inclui, além dos cães e gatos de rua, outros bichos como morcegos, pombos, ratos, mosquitos, cobras, abelhas etc. Portanto, se você tem problemas de superpopulação, ataque e risco de saúde por conta deles, é com o CCZ de sua cidade que você deve entrar em contato.

Mas isso não é tudo. Além do que já foi mencionado, os CCZ englobam outras funções, como:

Vacinação animal, esterilização animal, vistoria e investigação de maus-tratos, alojamentos de animais em condições abaixo das determinadas, falta de higiene na criação de bichos e instrução da população local sobre como manter uma boa relação com os animais.

Como você pode ver, o trabalho dos Centros de Controle de Zoonoses é imprescindível para a manutenção da saúde dos humanos e dos nossos bichinhos, e pode te ajudar em diversas situações provenientes dessa relação. Não hesite em procurar este órgão em sua cidade para tirar dúvidas ou pedir ajuda relacionada a quaisquer das situações mencionadas acima. Se em sua cidade não existir um CCZ, entre em contato com o mais próximo e informe-se sobre quem você deve procurar para que o problema seja sanado.

diversos-animais-enfileirados

Anúncios

0 comentário em “O que é, para que serve e quando devo procurar um Centro de Controle de Zoonoses?

%d blogueiros gostam disto: