Anúncios
Comportamento

Descubra se a sua casa é segura para os gatos e saiba como adaptá-la

Para quem já tem um gatinho ou está pensado em levar um para casa é essencial pensar no território que ele irá morar. Mas será que a sua casa é segura para ele? O Zolina vai te ajudar e mostrar quais adaptações podem ser feitas para fazer da sua casa um lar mais seguro para o seu gatinho.

gato-saindo-de-dentro-da-maquina-de-lavar

Gatos são bichos curiosos por natureza. Sempre mexendo em tudo, subindo em móveis e prateleiras em busca de explorar novos lugares e objetos para brincarem, não é mesmo? Com todo esse comportamento agitado, eles podem acabar se colocando em situações de risco. E por mais que sua casa seja um lar confortável e feliz para o seu pet, é preciso tomar algumas precauções para evitar maiores perigos.

Então vem conferir algumas maneiras de deixar a sua casa mais segura, para que seu gato fique mais protegido e você despreocupado.

1. Mantenha fios e cordões fora do alcance dos gatos

Todo mundo sabe que gatos adoram brincar com cordões e linhas, não é mesmo? Mas você sabia que eles também oferecem perigo ao seu gatinho? Isso mesmo, os gatos podem acabar ingerindo os fios, provocando complicações graves, como o enroscamento da linha no intestino do bichinho. Portanto não deixe nenhum fio à mostra, isso vale também para cabos elétricos e fios em cortinas e persianas.

2. Guarde bem os seus produtos de limpeza

Os produtos de limpeza são super tóxicos para os felinos. Detergentes, inseticidas, alvejantes e todos esses produtos químicos devem ser mantidos em armários com travas de segurança. Nunca os deixe em local de fácil acesso!

3. Tele a sua janela para evitar incidentes

Não adianta, gatos adoram uma janela! E você não vai confiar no famoso mito de que gatos tem 7 vidas, não é? Então para acabar com as suas preocupações o mais indicado é telar todas as suas janelas. Elas irão evitar que o seu gato caia de um local alto ou até que fuja da sua casa.

4. Deixe sempre a porta dos eletrodomésticos fechada

Gatos adoram entrar em todos os lugares que veem pela frente. E pensando nisso, uma passagem para dentro da máquina de lavar pode ser muito tentadora. Para evitar que seu bichinho fique preso ou que ocorra quaisquer outros acidentes, lembre-se de deixar as portas fechadas e antes de usar, verifique se seu gato está lá dentro. Vale para máquinas de lavar louças, secadoras e até geladeiras.

5. Tenha cuidado com objetos pequenos, pontiagudos e afiados

Objetos pequenos podem chamar muito a atenção dos gatos. Por isso é importante esconder anéis, moedas, elásticos, clipes, pinos, agulhas e outros. Também é importante não deixar facas e outros objetos pontiagudos na bancada da cozinha, eles podem ferir o seu animal.

6.  Mantenha a tampa do vaso e do lixo bem fechadas

Como já vimos, os gatos gostam mesmo é de se aventurar em novos lugares. E o banheiro traz um local muito perigoso: o vaso sanitário. Seu pet pode resolver pular em cima do vaso e acabar querendo tomar a água de dentro. Com isso, seu gatinho pode cair e se for muito pequeno acabar se afogando. Portanto, tampa abaixada! Outro objeto que pode ocasionar situações perigosas para o gatinho é o lixo do banheiro. Isso mesmo, seu gato pode acabar derrubando a lata de lixo e encontrar fios dentais e bolas de algodão que, como já vimos na dica 1, pode fazer muito mal ao bichinho, ou seja, banheiro não é lugar para o seu gato brincar!

 

 

Anúncios

0 comentário em “Descubra se a sua casa é segura para os gatos e saiba como adaptá-la

%d blogueiros gostam disto: