Apesar dos cães se expressarem muito com o corpo, o latido também é um meio deles se comunicarem, portanto preste atenção a eles. Não há apenas um motivo para um cão latir em excesso, o latido pode significar muitas coisas. Aqui nesta matéria vamos te mostrar algumas possibilidades para eles latirem em excesso e o que fazer para resolver.
Seu cão pode estar precisando gastar mais energia
Cães que passam muito tempo dentro de casa, sozinhos e com pouco espaço para se exercitar podem estar entediados. Isso mesmo, o latido em excesso pode significar falta de exercícios físicos. Por isso, busque passear mais com o seu cão em praças e lugares que ele possa gastar mais energia, brincadeiras de pegar a bolinha também são ótimas, pois além de se exercitar, eles criam uma ligação mais forte de confiança e companheirismo com o dono. Assim eles relaxam e latem bem menos.
Uma família barulhenta pode incitar o cão a latir mais
Você já pensou que os seus hábitos podem influenciar o cachorro? Sim, os cães têm tendência a imitar o que os seus donos fazem e, portanto, podem acabar repetindo o seu comportamento. Isso quer dizer que uma família mais agitada e barulhenta pode influenciar o cachorro que também acaba “falando alto”. Curioso, não?
O latido pode ser um atalho para conseguir o que quer
Essa possibilidade geralmente acontece com cães que foram mal-acostumados desde filhotes. Tente relembrar se quando filhote e ele não conseguia o que queria ele latia mais alto e você cedia? Pois é, se você é daqueles que dá tudo ao cachorro para que ele possa parar de latir, e saiba que você está mal acostumando o seu pet e incentivando-o a latir mais. Dessa maneira, eles aprendem que para resolver algum problema ou para conseguirem o que querem, basta latir muito! Portanto procure repreender seus erros e recompensá-lo quando fizer o certo.
Ele simplesmente pode estar querendo mais atenção
Será que você está dando a devida atenção ao seu cãozinho? Quando ele começa a latir você só briga com ele e não procura entender o que há de errado? A falta de cuidado pode estar deixando seu pet ansioso e aflito. Por isso dê a ele mais carinho, afeto e separe mais tempo para se dedicar a ele, assim o animal irá sentir o seu amor e ficará muito mais.
Seu cão pode estar latindo por estímulos externos
Varandas e janelas abertas podem incentivar o seu cachorro a latir. Pássaros que passam voando, micos que passam nos fios, pessoas que andam nas ruas já podem ser um grande estímulo para o seu cão latir. Se você fechar as janelas e as cortinas já ajuda o seu cãozinho a ficar em silêncio.
Portanto fique sempre atento aos sinais que seu cãozinho está tentando te passar, e se mesmo seguindo as dicas acima o latido em excesso persistir, aconselhamos procurar um médico veterinário especializado em comportamento para analisar o caso mais de perto e direcionar para o tratamento que deve ser feito.

Você precisa fazer log in para comentar.