Anúncios
Comportamento

Por que os gatos se lambem?  

Se você tem um gato, com certeza já reparou que ele vive se lambendo. Mas você sabe por que ele faz isso? Então vem descobrir a resposta com o Zolina.

Não é incomum para quem tem um felino, encontrar volta e meia ele se lambendo. E se você parar para reparar, vai notar que o seu gatinho faz isso com muita calma e dedicação. Se você ficou curioso, venha descobrir com o Zolina, o porquê de eles fazerem isso.

Gatos podem se lambem para manter a higiene em dia

O s gatos são mestres da higiene e do cuidado pessoal. Instintivamente eles se limpam usando sua língua e dentes adaptados para tal. Se você analisar a anatomia do seu pet, vai perceber que os gatos tem uma língua muito áspera que serve exatamente para a sua limpeza. Elas retiram qualquer sujeira que estiver agarrada na superfície do pelo ou até mesmo o excesso de impurezas que o possa estar incomodando. E com seus dentes finos, afiados e precisos, ele retira a sujeira mais profunda e até mesmo alguns parasitas que possam ter entrado em seu corpo.

Uma curiosidade acontece quando um gato limpa o próprio rosto. Ele tem uma rotina padrão para tal. Como não consegue alcançar sua face (obviamente) ele acaba por aplicar sua saliva no interior das patas e esfregar em padrões circulares no seu rosto passando pela orelha e focinho. Depois que a cabeça está limpa, parte para o resto do corpo.

Esse hábito vem desde pequeno

Esse hábito é instintivo da espécie. Quando filhotes, as mães limpam suas crias como estímulo por diversos motivos: ajudar com a liberação de urina e fezes, incentivá-los ao processo de amamentação e proporcionar carinho e conforto. Com pouco mais de um mês de vida, os filhotes já estão se limpando e também, explorando a atividade social felina, saem a lamber seus irmãos e sua mãe e em alguns casos, seus donos. O fato de os gatos limparem uns aos outros, serve como fortalecimento de seus laços familiares e sociais. “Então se meu gato me lambeu, significa que ele me considera da família?” Bom, não necessariamente. Em grande parte dos casos sim, mas às vezes ele simplesmente quer te lamber para experimentar substancias que estejam na sua pele, como o sal do suor.

Lamber é uma terapia para o seu bichinho

O ato de se lamber é algo que serve como terapia para os gatos. Funciona como um liberador de stress e um calmante natural. Ajuda o gato a liberar toxinas e regular sua taxa hormônio, como meditação para os humanos.

As bolas de pelo podem ser uma consequência desse ato

Sempre que falamos sobre o gato e seus banhos, surge o assunto das bolas de pelo. Não é estranho ou incomum o seu pet fazer isso. Devido a sua língua áspera, o bichano acaba por engolir muitos pelos que acabam não sendo digeridos pelo gato e precisam ser expelidos, portanto eles vomitam o pelo acumulado que seu estômago não deixou passar. Algumas rações de gatos são específicas para evitar esses acúmulos de bolas de pelo no trato gastrointestinal do gato, vale tanto para gatos de pelo longo, quanto para gatos de pelo curto que convivem com os gatos de pelos longos.  Claro que se ele fizer isso em excesso, pode ser necessário tosar seu gatinho e/ou procurar um veterinário.

Uma dica para você manter uma relação boa com seu pet, é escovar seu pelo. Compre uma escova adequada para o tipo de pelo do seu gato e confortavelmente o escove, acariciando vez e outra. Isso serve não só como uma massagem para seu gato, mas vai fortalecer muito a relação de vocês e a confiança do seu gatinho em você vai aumentar consideravelmente.

gato-deitado-lambendo-a-pata

Anúncios

1 comentário em “Por que os gatos se lambem?  

%d blogueiros gostam disto: