Anúncios
Guia de raças

Poodle: um cão dócil, inteligente e amigável

Poodle certamente é uma das raças mais conhecida pelos brasileiros. Esses cães conquistaram todo mundo por serem dóceis, carinhosos e ótimos companheiros para as crianças. Então vem conhecer um pouco mais sobre essa raça com o Zolina!

Não é de hoje que vemos muitas pessoas se apaixonando por essa raça. Além de serem muito especiais com seus donos, são bastante companheiros, bonitos, inteligentes e se adaptam bem à vida na cidade. Com quatros tamanhos diferentes e especificações para elas.  Essa raça foi escolhida nada mais nada menos que pelas celebridades como: Barbara Striesand, Grace Kelly, Natalie Wood, Marilyn Monroe, Winston Churchil e Vladimir Putin, para serem seu fiel companheiro. Sim, estamos falando do Poodle!

E o que dizer dessa raça tão diversificada? Antes, precisamos fazer um apanhado sobre seus quatro tamanhos. São eles:

Poodle Standard: O maior da raça e o tipo mais antigo que tem. Tem um passado com a caça de aves e com a proteção de rebanhos. Isso refletiu na sua personalidade inteligente e protetora. Tem uma tendência muito grande a proteger seu dono e os familiares com unhas e dentes (garras e dentes, nesse caso). Ele é brincalhão, observador e apegado a quem cuida dele. Muito sociável com quem conhece mas tem uma tendência a ser agressivo com desconhecidos. Se adapta muito bem a uma vida dentro de casa, mas necessita de exercícios regulares devido a sua estrutura corporal forte e harmoniosa.

Poodle Médio: Atualmente é a principal escolha de quem quer ter um poodle como animal de estimação. Carrega a inteligência da raça em um porte mais adaptável para quase todo tamanho de ambiente. Extremamente apegado ao dono, esse é o tipo de cachorro que vai te seguir para qualquer lugar se puder. Raça ideal para quem tem criança, pois tem a resistência de um “Standard” mas não a sua força. Muito alegre e sociável, mesmo com estranhos, esse animal odeia ser deixado sozinho. Ele também pode ter um comportamento super protetor de latir para qualquer ruído ou cheiro incomum do cotidiano de seu lar.

Poodle Anão: Cão ligado ao glamour, muitos famosos escolhem esse tamanho como seu pet. Tem patas muito fortes para o seu tamanho. É o mais emocionalmente sensível de todos. Tem maior predisposição a ficar irritado, triste e ansioso quando convivendo em um ambiente de conflitos. Isso porque se liga muito fácil a família que cuida dele e tende a ser muito observador com seu dono e cuidadoso com o lar. Não precisa de exercícios constantes, mas adora brincar com seu dono devido a alegria natural da raça.

Poodle Toy: O menor e o mais recente tipo, esse poodle tem virado o queridinho de muita gente nas últimas décadas. Ele é menos protetor que os demais, sendo mais sociável, brincalhão e menos apegado ao dono. Gosta de correr muito, não importa o espaço. Se diverte com todos que estão dispostos a lhe dar atenção e carinho (seja outro cão ou um ser humano). Não necessita de exercícios muito puxados, pois seu corpo pequeno consegue armazenar e gastar a energia necessária com uma simples caminhada.

Poodles são bastante saudáveis, mas é preciso ter alguns cuidados especiais

Em geral, o poodle é uma raça bastante saudável, porém fique de olho em algumas complicações que são comuns em poodles: doenças cardíacas, algumas doenças endócrinas como o hiperadrenocorticismo, diabetes e bronquite. Por isso, o checkup deles tem que estar sempre em dia! Os dentes desse animal também merecem atenção e devem ser escovados com creme dental especial para cães. Existem também algumas rações específicas que ajudam na saúde oral do seu bichinho e podem ser uma ajuda a mais. Lembre-se que a falta de higiene pode provocar o aparecimento de tártaro e futuras inflamações, especialmente em poodles toy, médio e anões.

Em geral, o poodle é uma raça muito companheira e inteligente

Os poodles além de serem muito companheiros, são ótimos cães de caça/busca. Eles também adoram nadar, apesar do seu pelo atrapalhar um pouco, por isso a famosa tosa padrão passou a ser feita nesses animais. Também é conhecido pela capacidade protetora e observadora, fundamental para ser o pet ideal de pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos. O poodle com certeza é um companheiro para toda a vida.

poodle-deitado-na-grama-com-a-língua-pra-fora
Crédito foto: Shutterstock
Anúncios

0 comentário em “Poodle: um cão dócil, inteligente e amigável

%d blogueiros gostam disto: