Anúncios
Guia de raças

Basset: Conheça todo charme do “salsicha”

Se você quer informações sobre cães Dachshund, Basset, Cofap, Teckel ou Salsicha, você encontrou! Esses são os nomes que esse cahorrinho baixo, comprido e companheiro pode ter. Leia a matéria para saber mais.

Raça originalmente vinda da Alemanha e conhecida na linguagem popular por diversos nomes, como: Salsicha, Basset, Dachshund, Teckel e Cofap. Sim, todos esses nomes são utilizados quando o assunto são esses cachorrinhos de corpo alongado, comprido e focinho fino. Mas apenas para termos a informação correta, o nome certo da raça é Dachshund! Venha conhecer aqui no Zolina um pouquinho mais sobre esses queridos!

Pode até não parecer, mas saiba que esta raça foi criada para caçar — caçar, encurralar, entrar na toca, trazer as presas para fora dela e abatê-las — e é muito boa nessa atividade. Farejadores e escavadores de primeira, eles acumulam outras qualidades. Por tudo isso, os Basset, desde meados do século passado, ocupam uma ótima colocação no ranking das raças mais populares!

Ah, e a raça ainda tem cães de pelos longos, curtos e duros, e pode ser o tamanho standart (convencional), anão ou miniatura! Isso explica muita coisa, né?

O temperamento do Basset

Estes cães costumam ser muito corajosos e curiosos. Muito aventureiros, gostam de brincadeiras que despertem o caçador que eles carregam dentro deles e que os permitam farejar o rastro de suas presas. Em geral, os cães dessa raça são bastante sociáveis e extrovertidos, além de muito brincalhões. Mas não é tão raro ver um desses cachorrinhos estranhando alguns desconhecidos. Para dizer a verdade, se for provocado, o Basset não economizará esforços para deixar bem claro que não está gostando nada daquilo.

Mesmo com essa característica — e talvez por ela —, os exemplares dessa raça são perfeitos cães de companhia, além de ótimos cães de guarda (fique tranquilo, você saberá quando algo de errado estiver acontecendo em sua casa).

Muito inteligentes, esses cachorros são ótimos em aprender truques e hábitos de higiene, mas podem ser teimosos. Definitivamente, as pessoas que gostam de cães mais independentes vão se dar muito bem com esse amigo.

Mas existem algumas diferenças entre os exemplares de pelo longo e pelo curto. Os de pelo curto possuem mais características de sua herança Terrier, por isso são mais ativos e apresentam mais instinto caçador. Os de pelo longo tendem a ser mais quietos e “na deles”.

Ah, os mini costumam ser mais tímidos, também.

A saúde do Basset

Estes animais podem ter ao longo da vida alguns problemas de coluna (como hérnia) e nos joelhos, por isso, donos de cães desta raça devem estar sempre de olho na alimentação do animal para evitar sobrepeso, o que sobrecarrega essas regiões.  Eles também tendem a sofrer de doenças oftalmológicas (olhos ressecados etc.). São chatinhos quando o assunto é alergia de pele também, mas isso não chega a ser uma grande questão na hora de considerar levar um desses para casa.

Cuidados necessários com o Basset

É bom ter sempre em mente que esses cães são caçadores e muito ativos, portanto, vão querer colocar essas características para fora. Isso não quer dizer que eles não se adaptem à vida em apartamento, eles se adaptam muito bem, mas passeios de tempo moderado são necessários para evitar que o cão fique ansioso e rebelde.

Por falar em rebeldia, os Basset serão companheiros ainda melhores se treinados desde cedo. Eles são muito inteligentes e adoram aprender novos truques, desde que estimulados para tal!

Os cuidados físicos incluem escovações pelo menos uma vez por semana para os de pelo curto e duas vezes por semana para os de pelo longo. Eles têm muito pelo, independente do tipo.

Pode ficar tranquilo para adotar ou comprar um Basset. Eles serão grandes amigos e muito zelosos com você e sua família e garantirão ótimos momentos a todos. E não importa o tamanho ou a cor, são todos muito fofos e cheios de qualidades!

Crédito foto: Photo by Dominika Roseclay from Pexels
Anúncios

0 comentário em “Basset: Conheça todo charme do “salsicha”

%d blogueiros gostam disto: