Anúncios
Comportamento

Os primeiros dias de um cão filhote em casa: o que fazer?

Quem está pensando em receber um novo membro canino na família, pode se perguntar: como serão os seus primeiros dias? Será que é muito difícil? O que devo fazer? Para acabar com todas essas dúvidas, o Zolina resolveu te dar algumas dicas para que dê tudo certo nos primeiros dias do seu cãozinho em casa.

A chegada de um novo membro na família sempre requer cuidados e preparo de todas as partes, e não seria diferente para o seu cãozinho, certo?  Como qualquer novo integrante ele e você precisam se adaptar à nova rotina, novos hábitos e tudo mais, mas não se desespere, vai ficar tudo bem no final. Vamos a algumas dicas que o Zolina separou para você para te ajudar com essa ambientação!

Chegando em casa: onde estou?

Para o cão, a casa nova será uma grande descoberta, e muita novidade causa stress. Dessa forma, definir onde será o cantinho dele  é o primeiro passo. Comece por ter em casa uma caminha para ele, e não precisa ser uma muito cara, pois lembre-se que ele é um filhote e pode destruí-la a qualquer momento, além do que ele irá crescer também e às vezes bem rápido! Aqui o importante é ele ter e saber aonde é o seu lugar e já ter isso definido desde o início!

Para que aprenda o lugar de fazer suas necessidades, assim que identificar que ele irá fazer xixi, leve-o de imediato ao lugar da casa definido para isso, e fique com ele ali por algum tempo até que cumpra o seu papel. É muito importante acostumá-lo desde cedo o local adequado para suas necessidades, mas mesmo assim sabemos que  apesar de todos os cuidados, não estaremos livres de ter nosso tapete ou sofá “carimbados”. Veja aqui nossa matéria completa com esse passo a passo.

Ensinando desde cedo

Desde esse momento o cão já está sob sua responsabilidade e para que o novo membro da família seja educado por todos da casa e corresponda todos, faça uma lista dos nomes e combinem gestos que serão usados nos comandos, muitos deles são universais, como libra para os surdos e os mudos.

Sabendo que como na natureza e na matilha não há um líder o tempo todo, todos cooperam e fazem a sua parte para a sobrevivência da matilha, na sua casa e no dia a dia o seu cãozinho não fará diferente. Então trate-o com respeito e carinho e ele retribuirá para toda a família, seja um ótimo educador e imponha limites, como os pais e os mais velhos da matilha fariam, mas não esqueça que eles brincam e se divertem também! Matilha que briga entre si, não sobrevive!

Como devo alimentar meu novo cão?

Cuidados com a alimentação: Filhotes precisam de mais frequência na alimentação diária, o que não significa maior quantidade, veja com seu médico veterinário pediatra a quantidade correta. A mudança da ração sempre deve ser feita de forma gradual e deve durar 5 dias nos dias 1 e 2 a 30% da nova e 70% da antiga no dia 3 50% das duas no dia 4 70% da nova e 30% da antiga e no dia 5 já pode colocar a nova toda. O estresse da mudança de ambiente já pode causar uma pequena diarreia no seu filhote, mas fique de olho se for algo que dure mais que um dia e que tenha uma grande frequência, procure o veterinário!

Qualquer alteração no tipo de alimentação deve ocorrer de forma gradual e sempre acompanhada de muita observação no apetite, nas fezes e na urina. Lembre-se que a quantidade do alimento vai depender do tipo da raça, do tamanho do animal e de quanto vive em atividade.

Agora que você já anotou todas as dicas, que tal receber um novo membro canino na família?

 

cachorro-sentado-em-cima-de-um-tapete-do-lado-de-fora
Crédito foto: Bigstock
Anúncios

0 comentário em “Os primeiros dias de um cão filhote em casa: o que fazer?

%d blogueiros gostam disto: