Anúncios
Guia de raças

Golden Retriever: Tudo sobre esses cães belos, grandes e sociáveis

Se você está pensando em levar um Golden Retriever para casa, não deixe de ler esta matéria com informações valiosas sobre os cães dessa raça, que tendem a ser muito sociáveis, brincalhões e bem fortes!

Uma das raças mais populares das Américas, o Golden Retriever tem sua origem na Grã-Bretanha, em meados do século XIX. A raça foi desenvolvida através de cruzamentos seletivos feitos pelo Lord  Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte, obediente, inteligente, fácil de treinar e que fosse um bom caçador. Seu objetivo era ter um cão com qualidades propícias ao trabalho de caça, principalmente na água, e busca de presas.

Para além disso, os Golden Retrievers são capazes de se adaptar a climas muito frios e de desempenharem atividades que envolvem terrenos de difícil acesso e gastos prolongados de energia. Mas se você pensa que essas são as únicas características boas da raça, continue lendo esta matéria e descubra tudo sobre esses cães!

O temperamento do Golden Retriever

Se o que busca em um cão é uma bela parceria, dedicação e companheirismo, os cães dessa raça são feitos para você. Além de lindos, esses animais são grandes amigos de sua família e não medem esforços para agradar a quem amam.

Apesar de se adaptarem bem a apartamentos e ambientes com espaço restrito, é bom ter sempre em mente que esses animais foram criados para capturar e carregar presas, ou seja, possuem nível elevado de energia — e precisam gastá-la! Por isso, passeios frequentes são necessários, principalmente se essas atividades acontecerem em campos abertos, onde eles possam correr à vontade! Além disso, os cães Golden Retriever são ótimos nadadores — e amam estar na água! Por isso, se você tiver a possibilidade de levar seu peludo para dar uns mergulhos, esta também pode ser uma ótima forma de gastar energia.

E não pense que por seu Golden ser calmo e passar longas horas dormindo ele não precisa canalizar toda essa disposição. Retrievers em geral, quando acumulam energia, podem se tornar destrutivos e apresentar sérios problemas de comportamento. Então, para evitar esses contratempos, certifique-se de que seu peludo anda se exercitando física e mentalmente todos os dias, com brincadeiras que exigem que ele encontre, persiga e traga objetos de volta para você, entre outros jogos.

Apesar de seu comportamento bem agitado distrair os cães dessa raça facilmente, sua vontade de agradar as pessoas é maior que isso, e somada à sua inteligência, essa característica faz dos Golden Retrievers fáceis de treinar.

Dóceis, esses cães são ótimos no trato com humanos e outros animais, tendo fácil adaptação e sociabilidade elevada.

A saúde dos Golden Retrievers

Por serem pesados e muito fortes, os cachorros dessa raça podem desenvolver problemas nas juntas ósseas, principalmente nos quadris e cotovelos. Consultas periódicas são essenciais para prevenir doenças como a displasia de quadril, a de cotovelo e cataratas.

Alguns probleminhas de pele também podem aparecer em seu Golden, mas, em geral, nada muito grave. No entanto, é necessário estar sempre atento à pigmentação do nariz e patas do animal, já que eles tendem a perder a cor e, consequentemente, estarem mais expostos aos efeitos negativos do sol.

No mais, tomando cuidado e controlando a alimentação de seu cão para que ele não sofra de obesidade, você tem grandes chances de ter um cão saudável.

Cuidados necessários com Golden Retrievers

Como mencionado acima, um dos principais cuidados necessários com Golden Retrievers é o de promover atividades que exercitem o corpo e a mente do animal. Portanto é necessário que ele desempenhe ações que promovam gasto de energia todos os dias.

Outro ponto muito importante é que esses animais têm necessidade de uma vida social ativa e, por isso, gostam de compartilhar a vida da família e de ver outras pessoas e cães enquanto passeiam.

No mais, escovar seus pelos pelo menos duas vezes por semana vai evitar que sua casa fique cheia de tufos longos e dourados em todo canto. Tudo bem que os pelos desses cães não é de dar nós, mas, mesmo assim, a escovação é indispensável.

Essas são informações importantes na hora de escolher um cãozinho dessa raça. Não hesite em levar um Golden Retriever para casa se você é membro de uma família grande, que gosta de passar tempo de qualidade com o “irmão canino”. Ter outros animais como companhia também pode tornar a vida desse animal ainda melhor e animada — e a sua também, né?

Anúncios

0 comentário em “Golden Retriever: Tudo sobre esses cães belos, grandes e sociáveis

%d blogueiros gostam disto: