Anúncios
Guia de raças

Bernese Montanhês: Saiba tudo sobre esses doces gigantes

: Se está pensando em levar um Bernese Montanhês para casa, não deixe de ler este post, cheio de dicas e informações valiosas na hora de sua decisão.

Bernese Montanhês, Bernese Mountain Dog, BernerSennehund, Boiadeiro Montanhês de Berna ou Boiadeiro Bernês são os nomes pelos quais essa raça de cães bem grandes, fortes e de pelos longos e sedosos é conhecida. Com padrão de pelagem tricolor preto (preto, branco e dourado), esses cachorros se assemelham aos São Bernardo pelo porte e tipo de trabalho que costumavam desenvolver, já que foram criados para desempenhar funções de tração e boiadeiros — como o próprio nome indica.

Sua origem, no entanto, é pouco conhecida, mas sabe-se que eles vieram principalmente da região dos Alpes Suíços, lugar de clima bastante frio (daí seus pelos densos e abundantes) e a partir do cruzamento entre cães pastores da região e cães de guarda trazidos pelos romanos.

O temperamento do Bernese

O Bernese Montanhês é um cão de temperamento tranquilo, calmo e dócil que, em geral, se relaciona bem com pessoas e outros animais. Mas saiba que isso tudo vem depois que ele passa da adolescência, fase em que costuma ser mais elétrico e rebelde. Mesmo nessa fase específica e com as variações de humor que ela traz, os cães dessa raça não chegam a ser agressivos ou destrutivos, apenas exigem mais atenção e ficam mais barulhentos que o normal.

Ele é mais reservado com crianças que algumas raças de seu porte, mas mesmo com essa característica, são bons no trato com elas, já que são peludos cheios de paciência e amor para dar. Com a família em geral, esses cães são muito carinhosos e costumam ficar felizes quando sentem que estão agradando os humanos à sua volta.

Muitos fortes e cheios de energia, precisam de momentos de diversão e exercícios para que não mastiguem objetos e móveis.

Esse cão leva mais tempo que a maioria das raças para amadurecer, então seu treinamento exige mais perseverança e força de vontade.

A saúde do Bernese

Como a maior parte dos cachorros de grande porte, o Bernese tem tendência a apresentar doenças nas juntas ósseas, como displasia de quadril e cotovelo, e outros problemas ortopédicos. Alguns tipos de câncer, como o osteossarcoma (tumor ósseo) e o mastocitoma (tumor de pele), também são mais comuns a cães dessa raça, por isso é muito importante manter uma certa frequência nas consultas veterinários e nos checkups.

Alguns problemas de pele também são identificados nesses cachorros, bem como doenças oftalmológicas e cardíacas.

Cuidados necessários com a raça

Um cão que precisa de convivência com a família, o Bernese não deve ser deixado sozinho por longos períodos ou ser privado da companhia daqueles que ama. Por sua origem, esse cão demandará passeios de tempo moderado, seja solto em algum campo ou lugar seguro, seja na coleira, acompanhado do dono. Se o seu peludo for criado dentro de casa, certifique-se de que ele tem bastante espaço para andar e se esticar.

Se possível tenha um desses cães em lugares de clima mais frio, pois eles sofrem muito com o calor. Caso não seja a realidade da sua família e ainda assim você queira um desses animais, mantenha-o sempre em lugares arejados e frescos, de preferência ao abrigo da luz e do calor do sol.

Outro cuidado necessário é a escovação frequente dos pelos. Isso beneficiará o cão, os membros da família que têm alergia a pelos e quem limpa sua casa, que se livrará de boa parte dos tufos de pelo em todos os cômodos e mobília.

Os peludos dessa raça são ótimos companheiros, mas exigem alguns cuidados. No entanto, por serem “muito família”, eles proporcionarão à sua matilha ótimos momentos, de pura diversão e atividades ao ar livre.

bernese-montanhes-deitado-na-grama

Anúncios

0 comentário em “Bernese Montanhês: Saiba tudo sobre esses doces gigantes

%d blogueiros gostam disto: