Anúncios
Comportamento

6 razões pelas quais seu gato pode estar miando mais que o habitual

É importante saber que seu gatinho pode passar a miar mais que o normal por uma série de motivos. Para aprender a identificar alguns deles, leia esta matéria que o Zolina preparou para você.

É muito frequente ouvirmos pessoas relatando que seus gatos passaram a miar mais que o habitual. Esse comportamento pode representar um grande leque de motivos, e alguns deles são fáceis de se compreender.

Antes de tudo, se o seu gato está mais falante que o normal, leve-o ao médico veterinário. Assim como pode não ser nada sério, os felinos também costumam miar mais quando estão passando por algum problema físico. Então, para ter certeza de que seu gatinho está bem, leve-o a uma consulta.

Caso o médico veterinário não detecte nada de anormal com a saúde do seu felino, avalie se existe a chance de ser alguma das razões a seguir.

“Eu quero atenção.” Muitos gatinhos que passam muito tempo sozinhos ou aqueles que têm donos muito ocupados acabam por entender que ao miar, conquistam a tão sonhada atenção. Se você costuma parar para falar com seu animal quando ele mia, é bem possível que ele só esteja utilizando esse artifício.

“Estou estressado.” Gatos, quando expostos a situações de estresse acabam miando bem mais que o normal. Eles utilizam o miado para sinalizar de que algo de errado está acontecendo. É muito comum ouvi-los “falando pelos cotovelos” na sala de espera do médico veterinário ou quando presos em suas caixas de transporte.

“Não me deixe sozinho.” Alguns estudos indicam que, ao serem deixados sozinhos, alguns gatos podem ficar muito ansiosos. Entre outras consequências, essa ansiedade pode gerar momentos de miado intenso. Deixar brinquedos e objetos com as quais o gatinho possa se distrair pode ajudar a reduzir esse “falatório”. Caso não aconteça, considere dar um irmãozinho para o bichano.

“Estou com medo, humano.” Gatos são animais muito curiosos, e por isso, de vez em quando, podem se enfiar nas maiores enrascadas. Quando isso acontece, quem chamar para tirá-lo dessa? Você, humano! E não duvide de que ele miará muito, até você chegar!

“Quero entrar aí!” Gatos prezam muito pelo seu direito de ir e vir, já que são animais que amam explorar ambientes. Além disso, a maior parte deles gosta – e muito! – de ficar pertinho dos seus humanos. Então não é difícil ouvir um felino miando quando dá de cara com uma porta fechada.

“Estou no cio.” Esse som é exclusivo das fêmeas e vai além de um simples miado. Quando uma fêmea está no cio, ela pode produzir vocalizações no intuito de deixar claro o que ela está querendo. Mas fique calmo: essa barulheira é bem fácil de identificar, pois ela é muito alta e constante. Para evitar esse comportamento da sua gatinha, recomendamos a castração .

Esses são alguns dos motivos pelos quais seu gatinho pode estar “mais falante”. Aos poucos, você vai conhecendo os tipos de som que seu animal emite e se torna mais capaz de ajudá-lo quando necessário.

gato-sentado-no-chão-miando-olhando-para-cima
Crédito da foto: Stock
Anúncios

0 comentário em “6 razões pelas quais seu gato pode estar miando mais que o habitual

%d blogueiros gostam disto: