Anúncios
Guia de raças

Schnauzer

O Schnauzer é uma raça muito companheira, ativa e muito inteligente. Esses animais também são bastante protetores e, portanto, são ótimos para proteger e defender a casa e seus donos. Então se você está atrás de um cãozinho com essas características, vai adorar ter um Schnauzer como parte da família!

Schnauzer é uma raça facilmente reconhecida por sua aparência, pois possui barba acentuada e longas sobrancelhas, sendo conhecido como o cão “bigodudo Possui um bonito porte de dorso curto, peito extenso e olhos escuros, tendo o seu corte de seu pelo devidamente moldado para manter a cauda levantada.  No ranque dos cães mais inteligentes, ocupa o 12º lugar e é de fácil adestramento.

Conforme seu tamanho e peso são classificados como:

  • Schnauzer Miniatura (Pequeno) – mede entre 30 e 35 centímetros com peso variando entre machos e fêmeas de 4 a 8 kg
  • Schnauzer Standard (Médio) – mede entre 45 e 50 centímetros com peso variando entre machos e fêmeas de 14 a 20 kg
  • Schnauzer Gigante (Grande) –  mede entre 60 e 70 centímetros, variando entre machos e fêmeas de 35 a 47 kg

O Schnauzer é uma raça de origem alemã

Procedente da Alemanha, a raça surge no ano de 1879 e supõe-se que seja fruto da mistura entre as raças iniciada a partir do Pinscher de Pelo Duro, influenciada também pelo Affenpinsche e possivelmente o Poodle.  O nome Schnauzer significa “focinho” em alemão. Caçador de ratos na antiguidade, o nome do cão dava sentido a sua anatomia apropriada para tal função protegendo de eventual mordida dos roedores. Diz-se também de sua habilidade para acompanhar carruagens nas estradas, acompanhando o comboio de cavalos alertando com latidos para qualquer perigo das estradas. Além disso, o Schnauzer Gigante serviu também no auxílio do pastoreio, conduzindo ovelhas e gados.

Uma raça de temperamento astuto, leal e tranquilo

O Schnauzer é um cão carinhoso, astuto, leal e protetor a quem cuida. É preciso uma boa educação e impor limites para ter um ótimo companheiro para toda a família, inclusive para as crianças. Aproveite porque ele gosta muito de brincadeiras. São excelentes cães de guarda, atentos e corajosos para enfrentar qualquer ameaça ao local onde vivem e as pessoas com quem convivem. É um protetor do território, por isso, deve ser educado para ser mais dócil, pois qualquer tratamento mais rude pode ser interpretado como ameaça. Essa tarefa não será difícil, já que ele é perseverante e tem equilíbrio para os momentos de tensão. O Schnauzer é de fácil adestramento, atendendo logo ao comando de seu educador. Outra facilidade é o gosto que ele tem pelas guloseimas o que facilita sua aprendizagem.

O Schnauzer é uma raça muito resistente, mas podem ter algumas complicações

Diferente de alguns cães de raça, o Schnauzer geralmente resiste às doenças, sendo que, dependendo de suas características de peso e tamanho, podem estar propensos a problemas pontuais como dificuldades com a função urinária (a mais comum é a urolítiase) e dermatites. Problemas oriundos da obesidade estão geralmente afastados, pois tendem a se manter em boa forma desde que sejam cuidados com alimentos nutritivos, de baixas calorias e obtidas nas rações de qualidade, além das comidas caseiras. Assim sendo tratado, o Schnauzer pode viver de 10 a 15 anos aproximadamente.

É preciso dar uma atenção especial aos pelos do Schnauzer

Como qualquer outro cão de raça, o Schnauzer também necessitará dos cuidados apropriados às suas características, com tosas apropriadas que devem ser feitas a cada dois ou três meses. Já o banho deve ser feito semanalmente devido ao pelo espesso que deve ser escovado diariamente a fim de evitar que se embaracem.   No entanto, mesmo com a predisposição as doenças aqui mencionadas, a boa alimentação somada à higiene e atividade física são cuidados suficientes.

Schnauzer-passeando-no-gramado

Anúncios

0 comentário em “Schnauzer

%d blogueiros gostam disto: