Anúncios
Saúde e alimentação

Meu gato ficará mais gordo depois da castração?

De fato, muitos animais ganham peso depois de passarem pela castração, mas será que isso tem a ver com a cirurgia ou com outros fatores? Saiba se isso é um mito e como você pode ajudar seu gato a se manter em forma.

A castração de animais é um tema polêmico e tem um time de profissionais que defende e indica a prática e uma outra parte de pessoas que condenam intervenções cirúrgicas desse tipo. Dentro dos argumentos utilizados por aqueles que não apoiam a esterilização está o fato de que animais castrados possuem mais tendência a ter problemas de sobrepeso.

Tudo bem, em parte esse fato é verdadeiro, mas não acontece exatamente como uma consequência da própria castração.

Mas, afinal, por que os gatos engordam depois da cirurgia?

Como já dito aqui, o procedimento cirúrgico em si nada tem a ver com o peso do animal. O que afeta essa área do gato castrado são as mudanças fisiológicas e comportamentais que ocorrem alguns meses depois dela.

Depois de operado, seu gato sofrerá algumas mudanças, e a principal delas é a diminuição da produção de hormônios sexuais. Como consequência disso, as calorias gastas na produção hormonal são acumuladas pelo animal em forma de gordura — o que pode ser resolvido através de atividades físicas mais intensas após a cirurgia. Além disso, muitos profissionais e estudos afirmam que essas mesmas alterações hormonais farão com que aqueles pets que foram esterilizados acabem sentindo mais fome, consumindo uma quantidade maior de comida do que os inteiros  — como são chamados os bichos não castrados. E você já sabe: em qualquer espécie, a combinação de mais comida e menos exercício só pode resultar em sobrepeso ou obesidade.

Mas o que fazer para que meu gato não engorde depois da castração?

Você pode tomar algumas medidas fáceis que ajudarão seu melhor amigo a manter a forma. Para início de conversa, é necessário estar atento à alimentação dele, que deve conter mais ingredientes que promovem a saciedade (e mantêm o animal sem fome por mais tempo) e menos daqueles que fornecem energia a ele. Portanto, as rações específicas para gatos castrados têm menos gorduras e carboidratos e mais fibras e proteínas em sua fórmula. Então, a dica do Zolina é que você escolha uma boa marca de ração própria para gatos esterilizados.

Outra ação que pode fazer muita diferença é não dar mais comida que o necessário para os gatos. Comece por adotar as indicações que vêm na embalagem da ração, mas saiba que um médico veterinário pode dizer melhor o que cada animal precisa.

Não deixe a comida disponível durante todo o dia para seu gato. Assim como os humanos, quando entediados, os gatos comem mais, e isso é péssimo para um bichinho que já teve sua fome aumentada de repente. Para completar, é de extrema importância que você estimule seu gato a fazer muito exercício. Brinque bastante com ele com brinquedos de que ele goste, tipo lasers, bolinhas de lã e o que mais o divirta. Uma boa tática é colocar potes de comida e água em lugares altos, obrigando-os a pular e subir em móveis. Lembre-se de que um animal que faz atividades está não só mais longe de problemas de peso como também de outros problemas físicos e cardíacos que podem aparecer no futuro.

Confira aqui nessa matéria mais informações sobre esse procedimento em gatos machos.

gato-deitado-no-sofa

 

Anúncios

0 comentário em “Meu gato ficará mais gordo depois da castração?

%d blogueiros gostam disto: