Anúncios
Guia de raças

Dálmatas: as famosas manchinhas pretas em um animal super dócil e companheiro.

Branco de manchas pretas, essa raça é uma das mais reconhecidas no mundo todo. Eles são super ativos, dóceis, fiéis e muito inteligentes. Vem conhecer um pouco mais sobre os famosos Dálmatas!

Os dálmatas são super afetuosos, ativos, dóceis, inteligentes e fieis. Além das características manchas pretas ou chocolates cobrindo seu corpo, essa raça costuma ter um porte médio-grande e não costumam passar dos 23 a 25 kg e adoram companhia tanto de estranhos quanto do seu dono. É um animal muito inteligente e companheiro. Tem um instinto de proteção tão forte que muitos o preferem como guia para deficientes visuais, ao invés do labrador.

Origem

É uma raça que tem ancestrais evolutivos com vestígios em várias civilizações, de diferentes épocas. Porém, levando em consideração o Dálmata atual, pode-se dizer que teve seu surgimento na região de Dalmátia, na Croácia (local que até hoje tem uma concentração muito grande de animais dessa raça).

Em seus primórdios, surgiram em grande escala na idade média como cães defensores de fronteiras. Mas porém, sua popularidade se deu somente em Londres, na década de 1800, quando a raça foi usada como acompanhante de carruagens, onde percorriam grandes distâncias correndo ao lado das carruagens ou de algum cavaleiro, protegendo contra outros cães que pudessem atrapalhar o trajeto dos cavalos e alertando o cocheiro contra possíveis assaltantes.

Temperamento

Os cães dessa raça costumam ser bem amigáveis, serenos e gentis, não demonstram timidez e são muito ligados ao dono, possuem tendência a querer agradar, mas não são muito invasivos.

É um cão com uma personalidade forte e vai sempre tentar animar quem está triste, seja brincando ou simplesmente fazendo companhia. Devido a sua inteligência e a sua fidelidade, não será estranho se ele quiser te acompanhar para todo lugar e correr com você em toda oportunidade que puder. Na verdade, se bem-educado, além de um excelente companheiro de treino, ele também irá ser seu maior incentivador para levantar da cama e suar um pouco.

Saúde e cuidados

A saúde e os cuidados com um dálmata não são muito diferentes de outros animais do mesmo porte. A maior complicação que essa raça tem no quesito saúde é a tendência a surdez, que é hereditária. Quando velhos, alguns tem tendência a ter problemas renais e outros como Hepatite Crônica Familiar e Osteomielites. Os problemas renais crônicos não têm cura , mas tem tratamento de suporte, cuidados paliativos.

Então a nossa dica é: esteja sempre em contato com seu médico veterinário para que ele possa acompanhar seu peludo desde filhote e prevenir qualquer tipo de problema que possa surgir logo no início.

Cuidados necessários e adestramento

Conforme falamos anteriormente, o Dálmata é uma raça que requer atividade física constante, então, ele não é a melhor companhia para quem tem uma vida muito sedentária e não quer mudar isso. Mas por outro lado, se você procura melhorar sua performance com exercícios ou caminhadas mais regulares, ele será um ótimo incentivo para começar logo isso. 😉

Cuidados com o pelo do Dálmata são necessários, pois por serem bem curtos têm a tendência a cair, e por isso precisa-se uma preocupação maior com a escovação usando uma escova de pino e não dar banhos muito frequentes.

O adestramento de um dálmata não é complicado, visto que é um animal de muita inteligência, ele obedece a comandos com facilidade, sendo muitas vezes pró ativo para ajudar quem cuida dele (até mesmo em tarefas diárias, em alguns casos).

Suas brincadeiras preferidas são: atividades aquáticas, brincadeiras de esconder objetos, brincadeiras de ensinar truques, corridinhas e jogar bolinhas, é claro!

Curiosidades

  • A raça teve sua popularidade alcançando o mundo após a animação dos estúdios Walt Disney em 1961.
  • Podem ter variações de cor das manchas, sendo encontradas em preto ou marrom ou as duas cores, com o fundo branco.
  • Nascem completamente sem manchas na pelagem, elas surgem quase duas semanas depois do nascimento.
  • É a única raça que tem manchas em forma de pontos.
  • Todas as manchas são diferentes em todos os cães. Tanto umas das outras, como de um animal para o outro.

cachorro-dálmata-no-gramado

Anúncios

0 comentário em “Dálmatas: as famosas manchinhas pretas em um animal super dócil e companheiro.

%d blogueiros gostam disto: