Anúncios
Curiosidades

Saiba tudo sobre a visão dos cães

Ao pensarmos na visão canina, logo vem à cabeça: cães enxergam em preto e branco mesmo? Pensando nisso, o Zolina resolveu acabar com a dúvida. Vem descobrir a resposta dessa e de muitas outras perguntas a respeito da visão dos cães!

É muito comum ouvirmos por aí que os cães enxergam tudo em preto e branco, que a visão deles é ruim e que dependem muito do olfato. Essas e outras perguntas despertam a curiosidade de muita gente que sempre quis saber como esses animais enxergam. Aqui no Zolina, nós vamos tirar todas as suas dúvidas!

Cães não enxergam apenas em preto e branco

Dizer que eles veem o mundo apenas em preto e branco não é verdade, os cães não enxergam assim.  Já se sabe que a visão canina é capaz de distinguir cores, mas não todas. E elas não são vistas na mesma intensidade que nós vemos.

Então quais são as cores que eles enxergam?

Os cachorros têm apenas dois receptores de cor, enquanto nós humanos, possuímos três, logo eles não têm capacidade de diferenciar com clareza os tons verdes e vermelhos, já os tons azuis e amarelos ficam mais evidentes para eles e devido a isso, cães costumam perseguir bolas amarelas de tênis ou as costumeiras bolas azuis de frescobol.

Cães têm uma excelente visão, mesmo com a questão das cores

Como todo descendente evolutivo de predadores, os cães têm seus olhos posicionados à frente do seu crânio, o que lhes dá uma visão do que está a sua frente muito detalhada e sem contar que isso lhes proporciona uma visão periférica mais poderosa e sensível aflorando os reflexos caçadores do animal. Claro que a seu nariz é incrivelmente superior aos seus olhos, assim como suas orelhas, mas isso não faz da visão desnecessária.

A visão noturna canina é muito mais desenvolvida que a dos humanos

Levando em consideração isso tudo, podemos dizer que a visão do seu pet funciona muito bem no escuro, melhor que a dos humanos. Mas isso não significa que eles enxergam no escuro total, é preciso pelo menos um pequeno ponto de luz para que consigam enxergar de fato alguma coisa. Isso ocorre, porque eles possuem no fundo dos olhos uma membrana chamada Tapetum Lucidum, que é capaz de refletir melhor qualquer fonte de luz que esteja no ambiente, e assim captam melhor quaisquer tipos de luminosidade.

A sensibilidade ao movimento também é muito mais apurada

Os cães também têm uma maior capacidade de detectar movimentos. Eles por exemplo conseguem enxergar objetos em movimento (principalmente no escuro) a quase mil metros de distância, mas sua clareza de visão para objetos longes é inferior à de um olho humano, por isso que muitos cães são míopes. A profundidade também não é muito percebida pelos cães, portanto se algo estiver muito longe deles, eles irão enxergar apenas o centro, o restante ficará embaçado.

Gostaram das nossas dicas? E se tiverem dúvidas ainda sobre esse tema, não hesitem em compartilhar conosco! Responderemos assim que possível! =)

cachorro-com-óculos

 

Anúncios

0 comentário em “Saiba tudo sobre a visão dos cães

%d blogueiros gostam disto: