Anúncios
Curiosidades

Conheça os 5 principais santos protetores dos animais

É absolutamente natural (embora pesaroso) que nossos pets passem por problemas ao longo da vida. Lógico que a presença de um veterinário é fundamental, mas alguns donos também buscam na crença algum auxílio espiritual, seja para Deus ou algum santo. Venha conferir um pouco sobre as histórias desses padroeiros que ajudam a proteger nossos amiguinhos!

É absolutamente natural (embora pesaroso) que nossos bichinhos de estimação passem por algum problema de saúde ou qualquer outro ao longo da vida. Lógico que a presença de um veterinário é fundamental, mas alguns donos também buscam na crença algum auxílio espiritual, seja para Deus ou algum santo. E hoje o Zolina vai falar um pouquinho sobre as histórias desses padroeiros que ajudam a proteger e curar nossos amigos de quatro patas. Confira:

São Lázaro – Protetor dos animais doentes

O Lázaro que costumamos ver nos “santinhos” é um homem pobre, cercado por cães. Ele vivia na Betânia, e era irmão de Marta e de Maria. Sepultado, Jesus o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas.

Ele é venerado por muitos que lhe pedem ajuda contra as doenças de pele. Existe até um costume no norte e nordeste do Brasil (Ceará, Piauí e Maranhão) chamado A Mesa de Lázaro — quando alguém alcança a graça pedida, deve pagar a promessa desta maneira: preparar um banquete e oferecê-lo a… cachorros. Toalha fina posta no chão e comida boa servida em pratos homenageia São Lázaro, através do agrado aos animais. Seu dia: 17 de dezembro.

são-lázaro
São Lázaro

Santo Antônio Abade – Protetor dos animais domésticos

Santo Antônio Abade é considerado o protetor dos animais domésticos. Foi um monge egípcio que viveu de 251 a 356. Ele optou por abrir mão de parte da herança que lhe foi destinada e passou a viver isoladamente como um eremita, tendo, mais tarde, fundado um mosteiro para viver em função da palavra de Deus.

Recentemente, a Praça São Pedro, no Vaticano, foi palco de uma grande homenagem ao Santo Antão. Muitos animais como cavalos, vacas, porcos e carneiros estiveram no local para receber a tradicional bênção por ocasião do dia dele, comemorado em 17 de janeiro. Santo Antão também é conhecido como Santo Antônio do Deserto e padroeiro dos criadores de gado, desde a Idade Média.

Santo-Antônio-de-Abade
Santo Antônio de Abade

São Roque – Protetor dos cães

Dia 16 de agosto é a data de celebração de São Roque.  Ele nasceu na França e estudou Medicina em sua cidade natal, Montipellier, mas não concluiu sua formação, pois abandonou esse caminho para abraçar outra missão: doar todos os seus bens para peregrinar até Roma.

Roque atravessou uma região afetada pela peste. Na viagem de volta, ele mesmo se viu acometido pela doença. Em Piacenza, norte da Itália, com uma ferida grande na perna, se escondeu num bosque, isolando-se para não contagiar ninguém. Teria morrido de fome se não fosse um cão, que roubava restos de comida para trazer até ele.

Para celebrar essa intensa ligação entre santo e cão — seres marcados por bondade, dedicação, fidelidade —, as imagens de São Roque sempre o representam com o bastão do andarilho, acompanhado pelo querido animal peludo que carregava na boca um pedaço de pão.

São Roque
São Roque

Santa Gertudres de Nivelles – Padroeiras dos felinos

Gertrudes nasceu no povoado de Brabante, na cidade de Nivelles, na Bélgica, em 626. Foi monja, fundadora e padroeira da cidade de Nivelles. A sua festa litúrgica é em 17 de março. Devota de Jesus e de Maria, ela fazia sacrifícios pelas almas do purgatório, que lhe apareciam durante as orações sob a forma de ratos negros que se tornavam dourados, simbolizando sua salvação pela misericórdia de Deus. Ela comentava essas visões com as monjas, estimulando as preces por essas almas abandonadas.

Por causa dessas visões, ela é sempre representada com ratos ao seu redor, ou ainda segurando o báculo e com um gato junto dela. Os devotos ainda hoje a invocam contra as invasões de ratos e o medo que eles provocam. Tornou-se também a padroeira dos gatos.

Santa-Gertrudes-de-Nivelles
Santa Gertrudes de Nivelles

São Francisco de Assis – Protetor dos animais e da natureza

São Francisco de Assis é reverenciado no dia 04 de outubro, data em que igrejas de várias partes do mundo recebem animais para serem abençoados. Considerado o protetor de todos os animais e da natureza, talvez seja por isso que, entre os santos anteriormente falados, São Francisco é o mais conhecido no mundo inteiro.

Filho de um rico comerciante, ele ouviu um chamado de Cristo para “restaurar minha casa”. A partir deste momento se entrega a Ele e aos mais necessitados fazendo votos de pobreza. Funda a Ordem dos Franciscanos e se instala em cabanas nas montanhas. No entanto, decepcionado com os caminhos traçados pela Ordem, opta pela vida na floresta em contato com os animais, que passam a ser seus companheiros inseparáveis nos momentos de solidão.

São de autoria de São Francisco as mais belas mensagens a respeito dos animais, mostrando o quanto eles merecem nosso respeito e consideração. Sua imagem sempre aparece rodeada de vários deles.

são-francisco-de-assis
São Francisco de Assis
Anúncios

0 comentário em “Conheça os 5 principais santos protetores dos animais

%d blogueiros gostam disto: