Anúncios
Saúde e alimentação

O que fazer para que a hora do banho seja mais agradável para o seu pet?

Alguns donos relatam muito desconforto no dia do pet tomar banho. Alguns animais ficam bastante agitados, outros assustados. Mas relax! Pois o Zolina tem umas dicas incríveis para que esse momento desconfortável se torne mais agradável e menos estressante para vocês dois! Confira aqui!

E eis que chega o tão esperado dia. Dia de dar banho no amigão de quatro patas! Alguns proprietários relatam muito desconforto no dia do pet tomar banho, pois eles costumam ficar bastante agitados e até assustados. Quando chega a hora de usar o secador, parece que tudo piora. Como essa rotina acaba fazendo parte da vida da maioria dos animais, o momento acaba sendo muito estressante e se transformando em um verdadeiro pesadelo.

Mas relax! Pois o Zolina tem umas dicas incríveis para que esse momento desconfortável na sua vida e na vida do seu pet se torne mais agradável. Até porque os banhos são extremamente importantes para manter a higiene do animal.

Por que tão bravo?

Isso geralmente acontece porque o pet possivelmente fez uma associação ruim com o banho ou com coisas que fazem parte dessa rotina, como o shampoo, barulho do secador, escova, ou eles simplesmente não estão habituados a esse tipo de manipulação no dia a dia, dentre outros. Para reverter esse quadro, é preciso agir com paciência. Desta forma, eles não terão tantos traumas quando o assunto for…água!

Como proceder?

O ideal a ser feito é mostrar que os objetos e o local que o pet tanto teme não causarão nenhum mal a ele. Essa prática deve ser feita com reforço positivo, ou seja, usar recompensas (como petiscos ou brinquedos) que deixem o animal bastante motivado para fazer associações positivas.

As dicas abaixo trazem os cinco principais aspectos a se pensar para não traumatizar seu pet na hora de banhá-lo. Confira:

– Acostume seu animal ao banho. Ele pode estar com medo. Ajude-o associando os banhos com experiências positivas utilizando alguns truques que o faça desviar a atenção do que está sendo feito;

– Caso seu peludo ou felino esteja assustado, coloque-o no local onde será o banho, mas não deixe a água correr ainda. Fale com ele utilizando uma voz mansa e entregue um brinquedo ou petisco. Isso fará com que ele associe esse momento com alguma coisa que ele gosta;

– Vá jogando água morna lentamente sobre o corpo dele. No caso de um cachorro, sempre que der banho, dê um petisco para ele;

– Acostume-o aos banhos desde novo. Fazer com que o animal considere essa experiência agradável enquanto pequeno pode facilitar a aceitação quando ele for mais velho;

– Caso o medo o pânico seja do secador, você pode usar de um petisco, ligar o aparelho distante dele e, enquanto estiverem ouvindo o barulho e o animal se mantiver tranquilo, você pode deixá-lo mordiscar o petisco em sua mão. Quando ele acabar o petisco, desligue o secador. Se por acaso você notar que, mesmo longe, o secador ligado provoca medo, faço o mesmo com o secador desligado também.

Com o tempo, vá aproximando o aparelho do animal, até o momento em que você conseguirá secá-lo, enquanto ele come o petisco.

Atenção!

É preciso lembrar que a periodicidade de banho nos animais varia de acordo com sua espécie e raça (tipo de pelagem). Uma boa média é considerar banhos semanais em cães e de três em três meses em gatos. Claro que, no caso de o animal se sujar excepcionalmente, esta frequência pode ser alterada.

Dicas Zolina:

>>Se você for levar seu gatinho para banho em pet shop prefira sempre os primeiros horários do dia, pois são os horários mais vazios e ele ficará menos estressado com a possível presença de outros animais.

>> Outra dica legal é acostumar o seu bichinho de estimação com o local da pet shop, e não leva-lo somente quando ele precisar de algum tratamento ou banho, leve-o com mais frequência, quando tiver fazendo um passeio ou quando for comprar algum brinquedo para ele, pois assim eles associarão o local a um lugar seguro e agradável e tenderá a diminuir a “tensão” do local para o seu animalzinho.

cão-tomando-banho-com-espuma-na-cabeça
Crédito foto: Pexels
Anúncios

0 comentário em “O que fazer para que a hora do banho seja mais agradável para o seu pet?

%d blogueiros gostam disto: