Anúncios
Curiosidades

Como viajar com seu pet para o exterior?

Quando se trata de uma viagem ao exterior com o pet, é importante que o dono esteja ciente de todos os cuidados necessários. Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer algumas regras para o transporte de animais durante uma viagem internacional. Confira aqui as nossas dicas sobre esse assunto!

Quando se trata de sair de casa para uma viagem ao exterior com o pet, é importante que o dono esteja ciente de todos os cuidados necessários.  Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer algumas regras para o transporte de animais durante uma viagem internacional. Confira aqui no Zolina tudo o que você precisa saber para levar seu animal de estimação para outro país.

Documentação

De acordo com o site do Ministério da Agricultura, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e/ou o Passaporte para trânsito de Cães e Gatos que são expedidos pela Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional), órgão que cuida da locomoção de animais de estimação em viagens internacionais.

Eles informam ainda que cada país de destino tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de pets no seu território. Portanto, se faz de suma importância planejar a viagem com bastante antecedência, justamente para dispor de tempo suficiente para cumprir as exigências do lugar para onde vai.

Também de acordo com o site, o trânsito internacional de animais de estimação exige algum documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino que ateste as condições e o histórico de saúde do animal.

Emissão e uso de passaportes CVI e outros documentos para trânsito de animais de estimação

Para que o trâmite de legalidade seja concluído com êxito e seu animalzinho possa ir em paz para o exterior, siga os passos abaixo:

  1. Uma vez definido o país de destino, leve ao médico veterinário de seu animal os requisitos, obtidos junto ao consulado ou embaixada de cada país, para que ele avalie e emita, quando for o caso, um certificado que ateste que seu animal de estimação cumpre com cada uma das exigências do país para onde você vai viajar. Modelo de Atestado de Saúde.
  2. Imprima e preencha o Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia. Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia.
  3. Caso tenha interesse em obter um passaporte para seu animal e ele se encontrar apto, imprima e preencha o Requerimento para Concessão de passaporte para Cães e Gatos (disponível no site do Ministério da Agricultura). Confira algumas informações importantes sobre esse assunto aqui.
  4. Providencie a documentação adicional (ex: vacinas, tratamentos anti-parasitários, comprovante de microchip, sorologia de raiva, etc.), conforme as exigências específicas do país de destino. Exigências Gerais e Documentação Básica para emissão de CVI (requisitos mínimos exigidos).
  5. Após obter todos os documentos requeridos e preencher os formulários necessários, tenha em mãos os originais e cópias e entre em contato com a
  6. Superintendências Federais de Agricultura (SFA) mais próxima para agendar uma entrevista para concessão do documento de viagem do seu animal de estimação. Programe-se para que a entrevista ocorra entre 10 e 12 dias antes da data da viagem. Caso haja algum imprevisto, você terá um tempo hábil para resolver.

Sugerimos contatar a SFA com, no mínimo, 30 dias de antecedência, uma vez que o atendimento apenas ocorre com agendamento prévio. Tenha em mãos, no dia da entrevista, toda a documentação requerida pelo país de destino, o certificado veterinário que ateste que o animal cumpre com o exigido, documentação comprobatória (como exames, vermifugações e vacinações) e requerimentos devidamente preenchidos.

A viagem

A companhia aérea é outra preocupação, pois a maioria delas só permite que os animais possam viajar com seu dono se forem de pequeno porte em uma caixa a ser transportada dentro do avião. Os demais precisam ir junto à bagagem, longe do dono. Cada companhia aérea tem suas normas próprias e é indicado ler cada uma delas antes da compra da passagem.

É importante também que você não se esqueça de levar focinheira (se o cão for bravo), coleiras e outros objetos que o pet goste, para que ele fique mais à vontade no novo local e tudo se torne mais prazeroso.

Telefones de atendimento nos dois principais aeroportos do Brasil:
Aeroporto de Guarulhos (SP)(11) 2445-5956, 2445-2800 e 2445-3683
Aeroporto do Galeão (RJ): (21) 3398-7008 e 3398-7072.

janela-do-avião-mostrando-o-mar
Crédito Foto: Pexels
Anúncios

0 comentário em “Como viajar com seu pet para o exterior?

%d blogueiros gostam disto: