Anúncios
Curiosidades Guia de raças

Top 10 das raças de gatos mais populares do mundo

Para os amantes de gatos preparamos uma listinha com o Top 10 das raças de gatos mais populares do mundo!

Aqui no Zolina nós já falamos muito sobre gatinhos, desde os mais famosos do mundo dos cinemas e desenhos, até os motivos pelos quais eles lambem ou ronronam. Hoje, especialmente, falaremos sobre raças de gatos mais famosas do mundo na vida real! Confira:

Há ainda quem acredite que os gatos são todos iguais. Que belo mito! Mas chegou a hora de acabar, de uma vez por todas, de desmistificar essa informação. Existem diferentes raças de gatos que, assim como os cachorros, possuem pelagens, aparências e comportamentos diferentes. Confira o top 10 das raças mais comuns e suas características:

  1. Persa

O gato Persa é, para muitos, sinônimo de gato de luxo. Com seu porte tranquilo, pelagem longa e majestosa e focinho plano, o tornam “rei das exposições”. Dono de um temperamento sossegado e bastante sociável, o persa chama a atenção pelo seu comportamento carinhoso, já que adora ficar cercado por humanos e não gosta muito de ficar só.

O bichano é ideal para quem busca um companheiro, leal e quieto – já que os miados dele são baixos e discretos.

gato-persa-cinza

  1. Siamês

A aparência de um gato Siamês é o que mais chama atenção: olhos azuis e pelos claros com extremidades mais escuras (rosto, orelhas, patas e rabo). Com postura elegante, esta raça era comum em companhias para reis na Tailândia.

Estudos mostram que a origem do gato da raça siamesa é asiática, porém, ela se popularizou a partir da década de 1980, quando começaram a chegar os primeiros exemplares de felinos nos Estados Unidos. Como uma personalidade forte e marcante, o siamês é bastante independente e muito sociável com pessoas desconhecidas, mas pode se tornar agressivo se houver muita insistência por parte de pessoas ou animais.

gato-siames

  1. Angorá

O Angorá é um gato turco de olhos claros (que podem ser de cores diferentes) e pelos longos. A raça doméstica é uma das que mais se identifica com as crianças, por ser elegante, brincalhão e carinhoso.

Sua pelagem pode ter diversas cores, do preto ao branco, passando pelo vermelho e por misturas. E é nesta raça que mais surgem gatos com heterocromia, ou seja, que possuem um olho de cada cor, sendo normalmente um amarelo esverdeado e outro azul. Outros gatos da raça podem ter também os dois olhos da mesma cor, como amarelos e azuis.

gato-angora-branco

  1. Sphynx

Vulgarmente conhecido como o “gato pelado”, o Sphynx é de origem canadense e ganhou popularidade em todo o mundo em função do filme Austin Powers, onde aparecia como Mr. Bigglesworth, o pet do vilão Doctor Evil. Embora sua aparência seja nua, o gato possui pelos, que são extremamente finos e curtos.

Os gatos da raça Sphynx são extremamente dóceis e apegados aos donos, adoram carinho, companhia e brinquedos seja para se entreter sozinho ou de preferência com seu dono.

gato-sphynx

  1. Maine Coon

O Maine Coon, conhecido popularmente como o “gato gigante”, tem como principal característica o fato de ser realmente grande. Um gato médio porte da raça, por exemplo, pesa entre 12 e 14kg. A coloração da pelagem é bem variada, e os pelos são longos, principalmente na região do rabo. São brincalhões, ativos, companheiros e amigáveis. Por ser um gato bem diferente e único, esta raça necessita de cuidados e atenção especiais. Por isso existe a ração específica para Maine Coon.

Originária dos Estados Unidos, a raça é tida como resultado do cruzamento entre o Angorá e o American Shorthair.

gato-maine-coon

  1. American Shorthair

Chamada também de “pelo curto Americano”, é uma verdadeira raça de trabalho, pois é conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

Em função de seu poder de adaptação, este felino pode ser ideal para lares agitados ou mais calmos. Além disso, ele não é do tipo que pode ter problemas caso não receba atenção devida de seus tutores. Sua característica única é o pelo curto, que deve ser penteado com escovas específicas para seu tipo, garantindo o brilho natural da pelagem.

gato-american-shorthair.jpg

  1. Himalaia

O gato Himalaia é uma raça razoavelmente nova no Brasil e no mundo. Ela surgiu na década de 50, fruto do cruzamento de gatos siameses e persas para criar um felino cujo corpo é do persa e a coloração do siamês (olhos azuis e cores nas extremidades).

gato himalaia

  1. Ragdoll

Seu nome, que significa “boneca de trapos”, indica uma característica: relaxar completamente quando o pegamos no colo. É tão dócil que permite ser colocado de um lado para o outro, algo com que nem todos os gatos concordam.

É uma gato de grande porte e o mais interessantes é que, tanto sua tonalidade, quanto seu peso, são definidos com o passar dos anos. Costumam ser bem dependentes e dóceis, o que os tornam preferidos entre as raças de gato brasileiras. A espécie também é nova, ela foi geneticamente criada nos anos 60, em território norte-americano.

gato-ragdoll.

  1. Exótico

Com a intenção de ter um gato com temperamento do Persa, mas com pelo mais curto e de fácil manutenção com escovas adequadas, realizaram o cruzamento entre estas duas raças, resultando no gato Exótico.

De origem norte-americana, os bichanos da raça são calmos e bastante carinhosos. Sua pelagem pode ter diferentes tipos de desenho e cor (assim como seus olhos), e necessita de escovações com certa frequência para evitar o acúmulo de sujeiras. Silenciosos e facilmente adaptáveis a diferentes tipos de ambientes, os gatos exóticos podem ser uma boa pedida para quem vive em apartamentos.

gato-exoticos

  1. Burmese

Os burmeses são gatos que tem como principal característica as bochechas bem gordinhas e arredondadas. Ele está entre as raças de gatos mais inteligentes, além de ser super brincalhão carente e tranquilo. A raça é de origem tailandesa e burmesa (Myanmar), sudeste do continente asiático. Os primeiros exemplares da raça Burmese foram levados para a América à partir de 1930.

O gato Burmês se adapta facilmente dentro de casa e a proximidade com a família o torna mais apegado e carinhoso. É um gato brincalhão, costuma se dar muito bem com crianças e cachorros. Os olhos desse felino apresentam coloração em tom de amarelo ou ouro. Seu miado é parecido com o do gato Siamês, porém mais doce e suave.

gato-burmes

Faltou alguma na sua opinião? Nos envie suas sugestões e incluiremos em nossas próximas pautas! 😉

E nos contem também com qual dessas raças você mais se identificou? Lembrando que cada uma delas merece cuidados e atenção diferentes. Mas em todas elas, existem coisas que são muito comuns: o carinho e o amor dado pelos seus tutores.

Anúncios

0 comentário em “Top 10 das raças de gatos mais populares do mundo

%d blogueiros gostam disto: