Anúncios
Saúde e alimentação

Tipos de escovas para pelo de cachorros: quais são os modelos e para quais pelagens elas são indicadas?

A escolha da escova ou pente é o primeiro passo para manter a pelagem do seu cachorro bonita e saudável. O Zolina te explica quais delas são as mais apropriadas e para que tipo de pelo. Confira!

Escolher a escova certa ou pente para seu animal de estimação é o primeiro passo importante para os cuidados diários mais básicos. Seja uma escovação básica feita em casa, ou um trabalho feito por profissionais em petshops, a escolha do material adequado é muito importante para obter um resultado melhor no tratamento da pelagem dos cães, além de fazer toda a diferença no resultado final.

A diferença entre os pentes e escovas para cães existentes no mercado é grande, e o uso do tipo incorreto, pode prejudicar o resultado esperado e até machuca-lo desnecessariamente. E é por esse motivo que o Zolina te ensina agora a escolher as escovas/pentes certos para os diferentes pelos. Confira:

Escovas de pino ou aço – Há alguns tipos diferentes de escovas de pinos. Umas possuem os pinos metálicos, outras de nylon, e podem apresentar ou não uma ponta de borracha. Esse tipo de escova são as preferidas entre os tutores de cães com pelagem média ou longa. Como os pinos, em geral, bem espaçados entre si, a escova também é a escolha certa para cachorros com pelagem de difícil escovação.

escova-de-pino-para-cachorros

Rasqueadeiras – Este tipo de escova é utilizado para remoção de pelos soltos sobre a pelagem do animal. Têm cerdas macias de aço e são especialmente úteis em remover pelos embaraçados. É recomendável que esse tipo de escova seja utilizado somente nos animais de pele mais resistente, e mesmo assim, com cuidado para não machucar. Afinal, a cerdas utilizadas nas rasqueadeiras são metálicas, finas, com pouco espaço entre si e sem acabamento nas pontas.

escova-tipo-rasqueadeiras.jpg

Escovas de cerdas – Essas escovas podem ser utilizadas em qualquer tipo de pelagem e variam de acordo com o espaço entre a cerda e o comprimento delas. Quanto mais longa for a pelagem, mais longas e espaçadas as cerdas devem ser. Este é o tipo de escova mais indicado para cachorros de pelagem mais curta e são muito úteis para remover os pelos soltos que ficam sobre a pelagem do animal.

escova-de-cerda

Pentes – Os pentes de madeira, borracha ou metal, são úteis para massagear a pele do cão, além de ajudar na remoção de pelos mortos, em especial, nas raças de pelagem curta.

pente

Desembolador de pelos – O desembolador de pelo tem formato de pente e é muito prático e simples de ser usado para auxiliar a desembolar a pelagem média a longa de gato e cachorro. Ele pode ser usado em conjunto com uma rasqueadeira e um pente. Os nós de pelos nos bichinhos se formam atrás das orelhas, nas pernas traseiras, pescoço e perna.

desembolador-de-pelos

Tipo de pelagens de algumas raças

Curta e suave: Basset Hound, Pit Bull, Daschund, Pug, Buldogue Francês e Inglês, Labrador, Dálmara, Pug, Boxer, Pastor Alemão, Pinscher, Chihuahua;

Curta e dura: Jack Roussel, Fox paulistinha (Terrier Brasileiro), Bull Terrier;

Médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker Spaniel, e, etc.;

Finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga;

É importante lembrar que, cada tipo de pelagem requer frequência e cuidados diferentes. Além disso, independente de qual método usar, a escovação deve ser feita de sem muita força, delicada e com muito carinho para que a experiência não se torne desagradável para seu bichinho.

Anúncios

0 comentário em “Tipos de escovas para pelo de cachorros: quais são os modelos e para quais pelagens elas são indicadas?

%d blogueiros gostam disto: