Anúncios
Agility

Agility, esporte e diversão para o seu cachorro

Conheça um pouco mais sobre o Agility aqui no Zolina!

Já ouviu falar sobre o Agility?

A grande maioria dos cães, hoje em dia, moram em apartamento, sem muito espaço para se exercitar. Quando esse fator se une a uma alimentação não adequada e pequenos passeios diários, que não passam de 15 minutos, o resultado é um animal com problemas de obesidade e, consequentemente, de saúde. Pesando nisso, é que muito se discute sobre esportes e atividades físicas que vão contra essa rotina.

E hoje, a nossa dica de esporte é o Agility. É uma ótima alternativa para quem busca melhores condições de vida tanto para si mesmo, quanto para o pet. Esse esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nossos fieis companheiros, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia antiestresse.

Sobre o Agility

O Agility de cães é praticado em duplas, com o cão e o seu condutor, e tem seus objetivos básicos fundamentados no hipismo: cumprir um circuito de obstáculos sem infrações, sem tocar no cachorro e no menor tempo possível. Assim, o Agility se torna uma prova de habilidade, utilizando a velocidade como critério de desempate onde são usados obstáculos e equipamentos especiais.

O Agility para cães geralmente acontece em um espaço aberto, onde está montado um circuito com obstáculos e equipamentos. Dentre eles estão gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos, envolvendo muita habilidade e agilidade.

Porém, a escolha e preparação do espaço para prática de competições deve ser feita somente por profissionais devidamente instruídos e preparados que vão poder ver se o local apresenta as condições ideais para prática do esporte, sem machucar as patinhas dos animais.

circuito-de-agility

Existem competições oficiais do esporte. As divisões de categorias são feitas de acordo com o tamanho do cão. Até o momento da prova, a dupla não conhecerá o percurso, que é montado momentos antes pelo árbitro. O condutor fará um prévio reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada estabelecendo uma estratégia.

Mais do que uma atividade física para o cachorro, o Agility também serve de exercício para o condutor, que precisa correr pelos obstáculos para acompanhar e guiar o seu cão. Além disso, praticantes de Agility também colocam que a atividade é muito importante para o vínculo entre cachorro e dono, estabelecendo confiança e obediência, além de aproximar os dois em uma atividade muito prazerosa.

Com isso, o Agility se torna ideal para quem tem um cão e busca atividades que aliviem tanto o seu próprio stress quanto o do seu animalzinho de estimação.

Onde surgiu?

O esporte nasceu em 1978, na Inglaterra, como entretenimento para o público que visitava e assistia o Crufts Dog Show, a mais famosa exposição de cães da Europa.

O intuito era distrair os visitantes, porém, o que começou como distração agora é muito mais. Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão será desclassificada.

Agility no Brasil

Você já ouviu falar na Comissão Brasileira de Agility? A CBA é um órgão designado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que tem por objetivo coordenar, divulgar, promover e fiscalizar em todo o território brasileiro a prática do Agility.

A CBA tem por princípio maior fazer difundir o Agility em todo o território nacional, através de palestras, cursos e bancas de juízes, demonstrações e aparições em todos os meios de comunicação possíveis, fazendo respeitar a integração entre o homem e seu cachorro.

E é por meio desses órgãos que o Brasil está presente no Campeonato Mundial de Agility desde 1999, conquistando sempre boas colocações – inclusive o primeiro lugar em 2002 por equipes Standart; e em 2008 por Standart e Mini. Em todo país existem profissionais sérios que fornecem o adestramento e o Agility, basta que o dono pesquise o que for mais cômodo para si e para o seu cão

E o Zolina te deixará por dentro de tudo o que rola na agenda da comissão, trazendo informações e notícias sobre a prática do “hipismo” de cães. Confira os próximos eventos:

14/10 – 5ª etapa XI Pernambucano
21/10 – 2ª etapa IV Paraibano
22/10 – 3ª etapa IV Paraibano
28/10 – 3ª etapa XIX Brasileiro
29/10 – 4ª etapa XIX Brasileiro
05/11 – 3ª etapa Campeonato Paranaense
06/11 – 4ª etapa Campeonato Paranaense
12/11 – 6ª etapa X Copa Paulista
25/11 – 6ª etapa XI Pernambucano
26/11 – 7ª etapa XI Pernambucano
09/12 – 5ª etapa XIX Brasileiro
10/12 – 6ª etapa XIX Brasileiro

Fonte: site oficial Agility Brasil – http://www.agilitybr.com.br/

 

Anúncios

0 comentário em “Agility, esporte e diversão para o seu cachorro

%d blogueiros gostam disto: