Anúncios
Guia de raças

Cocker Spaniel: conheça tudo sobre a raça!

Peludinho companheiro e encantador com sua beleza! O Zolina mostra tudo sobre a raça que inspirou a personagem Lady, de “A Dama e o Vagabundo”!

Os cachorros Cocker são uma raça muito apreciada e bastante popular e são perfeitos para quem mora em apartamento, por serem pequenos e muito afetivos. Estes lindos dogs passaram a ficar bastante conhecidos especialmente depois de um destes ter servido de inspiração para uma personagem de animação do filme da Disney, “A Dama e o Vagabundo”, onde a protagonista é uma Cocker Spaniel chamada Lady. Venha conhecer um pouco mais sobre eles aqui no Zolina!

Origem

O Cocker Spaniel tem sua origem na Grã-Bretanha e até o ano de 1800 eram utilizados para caçar galinholas no sudoeste da Inglaterra e no País de Gales. Porém na década de 30 houve uma divergência entre os criadores da raça na América que enquanto alguns queriam eles como cães para trabalho, outros queriam para exposições, e estes davam preferência pela pelagem e focinho.

Sendo assim, os criadores americanos que preferiam a raça para o trabalho formaram um novo clube, deixando o clube original fundado em 1881, e criaram a nova raça denominada como Cocker Spaniel Americano, original dos Estados Unidos da América. O Cocker Spaniel Americano apresenta uma estrutura menor, a cernelha mais baixa, cabeça e focinho menores pelos mais exuberantes.

Sendo assim após essa divisão, ficamos oficialmente com duas raças: o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano. Veja nos parágrafos a seguir algumas características e informações úteis sobre elas!

Cocker Spaniel Americano

 

Conforme citamos, a raça Cocker Spaniel Americano foi criada nos Estados Unidos através de cuidadosas seleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês. A variedade norte-americana da raça Cocker diferencia-se principalmente por algumas características físicas, como estatura, coloração da pelagem e orelhas. É o menor cão do oitavo grupo, compacto e atarracado com uma cabeça refinada, eles possuem um conjunto integralmente balanceado e de tamanho ideal. Ombros bem apoiados sobre os membros anteriores, membros posteriores musculosos e moderadamente angulados.

A cabeça é redonda sem exagero, sem nenhuma tendência ao achatamento; sobrancelhas claramente definidas. A estrutura óssea abaixo dos olhos é bem cinzelada. O focinho é largo e profundo. O tamanho dos machos é de 38,1cm e das fêmeas, 35,36cm, podendo variar em 1,27cm. O pelo é liso, sedoso, não muito abundante e nunca encaracolado.

Existem quatro variações de cores aceitas pelo padrão da raça: o preto sólido, incluindo o preto com manchas castanhas; o Any Solid Color Other than Black, que é qualquer outra cor sólida, que vai do creme mais claro até o vermelho mais escuro, incluindo o marrom com manchas castanhas; a variedade particolor, em que duas ou mais cores são definidas, uma das quais é necessariamente branca. Ex: preto e branco, vermelho e branco ou até mesmo marrom, branco e ruão; e por último, a marcação castanho, que pode ir do mais leve tom de creme, até o mais escuro do vermelho.

Cocker Spaniel Inglês

 

É um cão compacto, esportivo e atlético. A sua cabeça é bem modelada sem ser nem muito fina nem muito grossa. O stop é bem marcado. O nariz é largo e o focinho é quadrado. Os olhos são marrons, exceto em cães com pelo total ou parcialmente de cor fígado, em que os olhos podem ser também de cor avelã. As orelhas são largas, de inserção baixa e penduradas. A cauda é de inserção baixa, levemente curvada e de comprimento moderado.

O pelo é também é liso e sedoso. São quatro as variedades de cores aceitas pelo padrão da raça: cores sólidas, como preto, vermelho, dourado, fígado, preto e fogo, fígado e fogo; de duas cores: preto e branco; laranja e branco; fígado e branco; limão e branco; Tricolores: preto, branco e fogo; fígado, branco e fogo; Ruão: Azul ruão, laranja ruão, limão ruão, fígado ruão, azul ruão e fogo, fígado ruão e fogo.

O tamanho dos machos variam entre 39 a 41cm e das fêmeas, entre 38 e 29cm. Seu peso varia entre 13 e 14,5kg.

Temperamento do Cocker

Por ser uma raça muito usada para caçar aves, seu faro é apurado e ele é um ótimo nadador. Pode gostar de brincar com bolinhas, mas sua preferência são os brinquedos mais felpudos ou bichinhos pelúcia e até mesmo os que façam barulho. Brincadeiras de esconder e achar são muito legais, além de explorar o seu lado caçador e seu sentido olfatório.

Suas grandes orelhas ajudam a direcionar o cheiro em forma de cone para o focinho e achar mais fácil a sua caça. Mas não esqueça de facilitar as coisas no início e aumentar gradualmente a dificuldade da brincadeira, e sempre recompensando seu amigo. São ótimos com crianças e como todos merecem respeito e carinho sempre!

A popularidade da raça é notável. Trata-se de um cachorro afetuoso e muito fiel ao dono. Eles se adaptam muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia. A socialização deste cachorro costuma ser fácil, uma vez que é um animal sociável por natureza. No entanto, é importante dar a devida atenção e carinhos a eles, pois um. O Cocker, se rejeitado e pouco social, pode se tornar agressivo. Em contrapartida, um Cocker bem socializado costuma se dar bem com pessoas adultas, com crianças, com outros cães e, inclusive, outros animais.

Saúde

A raça tem propensão a certas doenças, entre as quais se encontram:

  • Atrofia progressiva de retina
  • Ceratoconjuntivite seca
  • Cataratas
  • Glaucoma
  • Displasia coxofemoral
  • Cardiomiopatias
  • Nefropatia familiar
  • Hipotireoidismo
  • Dermatite

Como todos os cães, o Cocker também pode ficar obeso se comer em excesso, então a sua alimentação deve ser cuidada de muito perto e desde filhote. É interessante pedir a orientação de um veterinário para que ele possa te indicar a melhor ração para essa raça. Além disso, as atividades físicas ajudam bastante na manutenção do peso com uma dieta balanceada.

Fazer pequenos passeios todos os dias em horários mais refrescantes e realizar brincadeiras são ótimas maneiras de prevenir que esse cão ganhe muito peso

Esses cães são muito ativos e precisam fazer bastante exercício diariamente, pelo menos duas ou três pequenas saídas por dia.

O número de passeios também pode ser substituído por atividades indoor. Nem sempre as saídas têm efeito e, principalmente, se as intensidades não forem de acordo com a necessidade do animal. O Cocker não é uma raça muito ativa quando comparada a outras, mas também não é uma das raças mais calmas. Eles têm atividade mediana. Eles são muito bons e fáceis de educar se tiver paciência, carinho e perseverança envolvidos nos treinamentos.

Também precisam ser escovados regularmente, para evitar que se forme nó nos pelos.

Depois de saídas para o campo, é importante verificar suas orelhas, para garantir que não têm nenhum espinho ou objeto preso nas franjas.

E então, gostou de saber mais sobre a raça? Eles são perfeitos para quem deseja um cão carinhoso e leal ao tutor.

Anúncios

0 comentário em “Cocker Spaniel: conheça tudo sobre a raça!

%d blogueiros gostam disto: