Anúncios
Canicross Esportes

Conheça tudo sobre Canicross ou Trekking com cães!

Realizado em trilhas ou terrenos bastante irregulares, o esporte pode ser praticado por cachorros de todas as raças e portes, além de dar energia, tanto para cães, quanto para seus condutores!

Todos os amantes de cães sabem que a prática de exercícios é essencial para os humanos, assim como para os animais.  E é por isso que o Zolina fala hoje sobre mais um esporte para você praticar com seu peludo, o Canicross! Já ouviu falar?

O Canicross ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, mas é um esporte muito agradável e garante que seu animal corra, ganhe energia e, sobretudo, se divirta com você.

Onde surgiu?

Criado no Reino Unido como uma forma de treinamento para cachorros de tração ou trenó, o esporte existe desde o começo da década de 1990, e pode ser explicado como uma espécie de trekking para cães.

Geralmente é realizado em trilhas ou terrenos bastante irregulares, e pode ser praticado por cachorros de todas as raças e portes, sendo que a única exigência é que o animal tenha ao menos um ano de idade.

Embora as restrições do esporte sejam praticamente nulas, é importante que tanto o condutor do pet, quanto o animal, passem por uma avaliação física antes de iniciar a atividade, garantindo terem as condições adequadas para evitar problemas durante o percurso.

Como praticar?

É necessário que os tutores tenham os seguintes equipamentos a postos:

  • Um cinto condutor (waist belt);
  • Um colete tração para cão (running harness);
  • Uma corda elástica para conectar os dois parceiros;

O cinto vai preso na cintura do condutor, levando a corda elástica que é ligada ao colete de tração usado pelo animal. Desta forma, o animal pode percorrer o trajeto devidamente conectado com seu dono. evitando trancos muito grandes ao longo do percurso e garantindo a união entre dono e pet por todo o caminho.

mulher-praticando-canicross-com-o-cachorro

O Canicross geralmente é praticado em duplas, compostas por um condutor com seu cão, e também pode ser feito em grupos com mais de um animal, sendo necessário, para isso, apenas a adição de mais cordas elásticas ao cinto do condutor para prendê-lo aos demais cachorros.

Nesse esporte, o corredor compete com as mãos livres e o tempo todo o cão fica na frente dele sempre! Contudo, é necessário estar sempre atento para o caso de ter que jogar o corpo para trás, se o animal reduzir o ritmo ou precisar dar-lhe comandos de esquerda ou direita ao longo do percurso.

Recomendações para a prática do Canicross

  1. Exame veterinário: ir ao médico veterinário antes de começar a prática do esporte para verificar se está tudo ok com a saúde do cão;
  2. Começar a treinar: é essencial que tanto o condutor, quanto o cão vá ganhando resistência aeróbica. E para isso, passeios e corridas graduais são necessários.
  3. Educação técnica: o cão deve conhecer a técnicas necessárias para participar numa corrida, como as ultrapassagens, alongar a linha de forma constante, cruzar-se com outros cães, ordens direcionais, etc., e é responsabilidade do guia que ele as aprenda corretamente.
  4. Ganhar resistência anaeróbica para os sprints finais e as subidas. No entanto, é bom treinar para que o cão reduza a marcha nas descidas, porque isso lhe permite descansar um pouco e, com isso, pode render o máximo nas subidas.
  5. Aquecimento antes da corrida. Deve-se deixar o cão correr livre por algum tempo antes.
  6. Gestão do stress antes e durante a corrida. Não preparar o equipamento (arnês, correia, linha de tiro) muito antes, caso contrário, o cão fica alterado por saber que se prepara para correr.
  7. Após a corrida, é necessário fazer alongamentos para recuperar.Hidratação e alimentação adequada antes e depois da corrida: isso pode fazer uma grande diferença na disputa. A hidratação deve ser feita entre uma hora e meia e duas horas antes do exercício, e no final não se deve dar água enquanto não parar de respirar de modo ofegante.
  8. Quanto à alimentação: não suplemente nada por conta própria, consulte sempre um médico veterinário nutricionista ou zootecnista para uma avaliação nutricional do seu animal. .

E então, curtiu a dica do Zolina sobre o Canicross? Para mais informações sobre o esporte, acesse: www.canicrossbrasil.com

Anúncios

0 comentário em “Conheça tudo sobre Canicross ou Trekking com cães!

%d blogueiros gostam disto: