Anúncios
Guia de raças

Pastor Alemão: o valente e amável cão de guarda

Conheça tudo sobre a história, características, temperamento e saúde da raça aqui, no Zolina!

O Pastor Alemão é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo! Não é à toa que eles são sempre os mais cogitados a fazer personagens de ilustres cães de guarda em filmes e séries.

Eles são uma raça relativamente nova de cão, onde o início de sua história pode ser encontrado no século VII, na Alemanha. O Pastor Alemão é produto de um esforço consciente para gerar a raça perfeita e capaz de pastorear e proteger seu rebanho e é considerada uma das melhores raças para desempenhar as três funções do IPO (obediência, guarda e faro).

Talvez nenhuma outra raça tenha envolvido tantos esforços para aprimorar um cão, especialmente graças à criação, em 1899, do primeiro clube oficial dedicado a fiscalizar a criação do Pastor Alemão, o Verein fur Deutsche Scharferhunde SV.

Em pouco tempo, eles provaram ser um cão policial mais do que competente, e a criação seguinte aperfeiçoou habilidades de um companheiro e cão de guarda inteligente e corajoso. Durante a Primeira Guerra Mundial, a raça foi uma opção óbvia para atuar como sentinela.

O maior boom em sua popularidade aconteceu por meio de dois cães, ambos astros do cinema: Strongheart e Rin Tin Tin. O Pastor Alemão foi o número 1 em termos de notoriedade na América por anos a fio.

E apesar de hoje em dia não permanecerem na mesma posição, a raça continua sendo uma das mais versáteis já criadas, servindo como cão policial, cão de guerra, cão guia, cão de busca e salvamento, detector de drogas e explosivos, cão de exposição, cão de guarda, animal de estimação e pastoreio.

Características físicas dos cães da raça

É um cachorro bem balanceado, apresenta estrutura levemente alongada, robusta e musculosa. A cabeça tem tamanho proporcional ao corpo, com focinho relativamente longo, os olhos são de formato amendoado com tamanho médio e cor escura.

As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, eretas, portadas elevadas e alinhadas. A cauda é longa e apresenta uma pelagem ligeiramente mais longa na sua porção inferior. Eles são criados nas variedades de pelo com camada dupla, pelo e subpelo; e de pelo externo longo e duro.

A cor da pelagem da raça é o preto com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, até a cinza claro. Preto unicolor ou cinza com um sombreado mais escuro.

O Pastor Alemão é um cachorro de porte grande. O tamanho dos cães machos fica entre 60 e 65 cm. As fêmeas têm entre 55 e 60 cm de altura. O peso, das fêmeas, 22 a 32kg dos machos está entre 30 e 40 kg.

Temperamento do Pastor Alemão

Conhecido por sua notável inteligência e aptidão ao treinamento, o Pastor Alemão é um cão essencialmente dócil, versátil, leal e fiel a seus responsáveis. É bastante ativo, de porte atlético, muito rápido e ao mesmo tempo resistente, dotado de uma espetacular autoconfiança. É uma raça superequilibrada e apresenta grande desenvoltura.

É recomendável a socialização precoce para evitar que o cão desta raça possa tornar-se superprotetor em relação à família e seu território. Obediente e sempre disposto a aprender, o Pastor Alemão não é inclinado a fazer amizades com estranhos de imediato, devido a seu caráter protetor. No entanto, não é traiçoeiro, e não costuma atacar (a menos que seja por ordens). Demonstra coragem e dureza na sua defesa. Diante de estranhos, demonstra segurança.

Por sua origem e grande capacidade em desempenhar funções relacionadas ao pastoreio, se relaciona bem com outros cães e também com outros animais domésticos. Dotado de um temperamento equilibrado, ele também se relaciona bem com as crianças, se mostra muito tolerante e é um espetacular companheiro durante as brincadeiras.

É muito atento e tem um olfato invejável, por isso é muito usado pela polícia, sendo até chamado de “cão policial”. Lá, eles são usados para ataque, rastrear drogas, buscar corpos em escombros e localizar pessoas desaparecidas.

Saúde do Pastor Alemão

Infelizmente eles se tornaram cães muito populares e, por consequência, criados em excesso. Pelo fato das pessoas começarem a cruzar seus cães sem fazer exames de saúde, os problemas de saúde foram aumentando com o passar do tempo. É muito difícil, atualmente, ver um Pastor Alemão sem displasia coxo-femoral, por exemplo. Também é provável o desenvolvimento de dermatites, torção gástrica, epilepsia e mielopatia degenerativa.

A pelagem deve ser escovada diariamente para que sejam eliminados os pelos mortos. Para evitar as dermatites, é necessário dar-lhes banho poucas vezes. Deve praticar atividades físicas e cognitivas diariamente, de forma criativa e desafiante, já que estes cães necessitam de ser estimulados intelectualmente. Se tal for cumprido, estes pastores vivem bem dentro de casa.

Em resumo, o Pastor Alemão é o animal de estimação ideal para defender o seu lar e seus tutores, além de ser um ótimo cão de guarda para a área policial, sendo fiel e companheiro em todos os casos!

Anúncios

0 comentário em “Pastor Alemão: o valente e amável cão de guarda

%d blogueiros gostam disto: