Saúde e alimentação

Existe menopausa em cadelas?

Uma dúvida muito comum aos donos de cadelinhas mais idosas, confira aqui no Zolina sobre esse tema! ;)

Ao contrário das pessoas, quando sua cadela ficar mais velha ela não entrará na menopausa e, portanto, continuará a ter regularmente seu ciclo de cio a cada 6 meses pelo resto de sua vida. A fertilidade em cadelas mais velhinhas pode até diminuir parcialmente, o que não impedirá que ela se torne mamãe, mesmo estando em uma idade avançada.

Quando sua cadela fica mais velha, inúmeras mudanças acontecem com o organismo dela, como problemas de coluna, artrite, etc. É comum observar que quando um cão passa para essa fase, ele comece a sentar com mais delicadeza do que um animal jovem. Isso é muito fácil de observar em animais de porte grande ou gigante.

Por estes e outros motivos é muito fácil imaginar que uma gestação seria quase um pesadelo na vida de uma cachorra idosa. Complicações na gestação e doenças como a piometra são muito comuns de acontecer. Cabe a você proteger sua fêmea desta situação indesejada. Caso você não tenha condições de castrá-la, fique ainda mais atento para que ela não corra risco de acasalar.

Cadela-no-banho-com-touca-rosa-na-cabeça

0 comentário em “Existe menopausa em cadelas?

%d blogueiros gostam disto: