Curiosidades

7 mitos sobre gatos

Confira!

Eles são os nossos eternos incompreendidos! A lista de informações a seu respeito é extensa e desperta a curiosidade de muitas pessoas, afinal, eles apresentam muita personalidade. Para quem já tem um felino ou está pensando em ter um, é muito importante entender quais são seus verdadeiros hábitos. E é por isso que o Zolina fez uma lista com 7 mitos sobre eles. Confira!

Gatos não gostam de água!

Não existe nada específico entre a água e os gatos. Alguns gostam e outros não, é uma questão de adaptação. Raças como o Maine Coon e o Turkish Van, por exemplo, adoram. Tanto que na falta de um rio ou lago, eles se enfiam debaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. Para outras raças é realmente questão de costume. Além do mais, sempre tem aquele que surpreende invadindo o chuveiro na hora do seu banho, ou até mesmo a pia enquanto lavamos as mãos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fiquei sabendo que gatos não gostam de carinho, isso é verdade?

Quem é gateiro sabe o quanto esses animaizinhos curtem um cafuné. Quando o gato deita no chão e vira de barriga para cima, certamente é um pedido de carinho. E se ele der aquela mordidinha na sua mão, é um sinal muito evidente de retribuição de afeto. A verdade é que eles apresentam personalidade similar à de uma criança de três anos anos: são curiosos, espertos, querem descobrir o mundo sozinhos, mas nem por isso rejeitam carinho.

Contudo, os bichanos precisam ter seu próprio espaço, eles amam carinhos intensos, só que curtos e que de preferência, não passe muitos minutos. Se você respeitar o espaço dele e não forçá-lo a nada, com certeza ele retribuirá com atenção e carinho.

mão-fazendo-carinho-no-gato

Eu li uma vez que gatos têm sete vidas! Uau!

A curiosidade matou o gato… mas não sete vezes. Pelo fato de serem extremamente curiosos, estes animais, muitas vezes, ficam em situações comprometedoras. Mas como eles são muito rápidos e ágeis, eles escapam com facilidade. Por isso dizem que eles têm tantas vidas, e foi baseado nisto que surgiu a lenda. Mas a verdade é que tem uma só, que dura em média 15 anos.

Deus me livre cruzar com um gato preto na rua!

Ahhh, essas supertições… Em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um na rua era azar na certa. Mas no Japão e no Reino Unido, por exemplo, é considerado um bom sinal.

E no mais, eles são gatinhos como qualquer outro e também precisam de amor!

gato-preto-deitado-de-cabeça-pra-baixo

O meu gato trouxe um inseto. Isso é um sinal de que ele não gosta de mim?

Quando o seu gato te traz um inseto ou um bichinho de pelúcia, ele está apenas mostrando a “caça” e quer compartilhar com você!

Algumas pessoas em casos como este, ficam assustadas. Mas se o gato sentir este nervosismo, é um sinal para que ele traga ainda mais insetos. Neste caso, é importante respirar fundo e “agradecer” o presente e só depois disso, tire o inseto do local.

Gatos não podem ser adestrados!

Mito. Apesar da fama de insubordinados, se tratados com respeito e paciência podem obedecer qualquer ordem de seus donos e até aprender os mesmos truques que cachorros, como sentar, deitar e dar patinha. Mas é importante ressaltar que os gatos precisam de técnicas um pouco diferentes das que são feitas em cães.

Gatos são animais traiçoeiros, interesseiros e infiéis!

Acredita-se que esta é a personalidade dos felinos. Mas trata-se apenas de mais um mito propagado por pessoas que nunca conviveram com um gatinho ou de pessoas que querem que os felinos se comportem como cães.

Eles são tão companheiros quanto os cães, só que diferente dos cachorros, muitos gatos vivem sozinhos em casa ou não recebem visita com frequência. Os cães, no entanto, saem nas ruas e veem pessoas. A falta de socialização pode ser o motivo pelo qual o seu gato não gosta de receber visitas em casa. Mas por que isso seria um problema? Deixar ele em seu cantinho dele não tem nada demais!

gato-burmilla

E se você ama seu animal, respeite ele do jeito que ele é, ele não é obrigado a falar com ninguém. Eles apenas gostam de desfrutar de tranquilidade e conforto. Também por serem territorialistas, são muito apegados à casa, mas se adaptam facilmente a outro ambiente, ou seja, eles ficam na casa por gostar dos donos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo dos gatos, sabe que muito do que dizem por aí é mito. O mais importante antes de adotar um felino, é entender que, assim como qualquer outro animal doméstico, ele precisa de atenção e amor. E dessa forma sua convivência com ele será a melhor possível.

0 comentário em “7 mitos sobre gatos

%d blogueiros gostam disto: