Anúncios
Schutzhund - IPO

Schutzhund ou IPO: conheça tudo sobre o esporte alemão que vem se destacando pelo mundo

Faro, obediência e serviço de proteção são as principais modalidades. Saiba mais aqui, no Zolina!

Você sabe o que é Schutzhund? Já ouviu falar?  Conhecido atualmente como IPO (sigla em inglês para Internationale Prüfung Ordnung), se trata de uma modalidade de esporte para treinamento de cães de guarda que surgiu na Alemanha e vem se espalhando pelo restante do mundo.

O Schutzhund (shutz = proteção; hund = cão) surgiu com finalidade de avaliar cães pastores alemães que eram aptos para serviços policiais ligados a clubes civis. Com o passar do tempo, mais precisamente ao final da II Guerra Mundial (entre 1945 e 1946), tutores de outras raças de cachorros alemães também adotaram a modalidade.

No entanto, o esporte passou a não ser benquisto pela população, que alegava que esses cães representavam grandes riscos. Alguns passaram a associar essa prática, inclusive, à volta ao nazismo, o que tornou a atividade cada vez mais marginalizada. Foi então que o BH (sigla de adestramento) tomou seu espaço continuando a realizar provas em cães sociáveis.

O nome Schutzhund, cuja sigla é SchH passou a chamar VPG (prova de versatilidade para cães de utilidade) e a atividade tornou-se de caráter esportivo. Hoje, no entanto, é utilizada a sigla IPO (Internationale Prüfung Ordnung ou Regulamento de Prova Internacional) e é encontrado em algumas das mais importantes mostras de cães que existem pelo mundo, usado tanto para lazer, quanto para exercitar faro e obediência nos cachorros com instinto de proteção.

Como praticar?

O IPO é uma mistura de treinamento e esporte que ajuda no desenvolvimento dos cães para as mais diversas finalidades. E como todo o treino e esporte que envolve animais, requer que se tenha responsabilidade, respeito pelo cão, persistência, carinho e dedicação. Nem todas as raças podem fazer o IPO, porém todas podem e devem participar do BH.

O esporte é dividido em três provas:  A – Faro, que tem a sigla FH somente para cães avançados; B – Obediência, BH para cães acompanhantes e prova de trânsito (na Europa é requisito fundamental para posse responsável); e C – Serviço de Proteção.

Na fase do faro, são realizadas provas que testam a percepção e concentração do cachorro. Nela, são apresentados brinquedos ao cão para que ele atenda a comandos como: “busca e traz”.

Já na fase da obediência, se testa a capacidade do cão de discernir a voz do guia e, obviamente, obedecer. O que se pretende é que o cão cumpra as ordens e fique ao lado do condutor.

Na última etapa, a da defesa (ou serviço de proteção), se testa a coragem e confiança do cão. Ao contrário do que muitos pensam, essa fase não significa que o cachorro irá se tornar agressivo (como algumas pessoas pensam), muito pelo contrário, ele desenvolverá e amadurecerá   seu instinto de proteção.

No IPO, a relação entre o cão e o seu condutor é trabalhada dia a dia! Se o cão, por exemplo, mora com o condutor e convive diariamente, seu rendimento será maior. Quanto mais íntima a comunicação, melhor. A confiança no parceiro aqui é fundamental.

Há aqueles que tem empresas de segurança canina e alugam cães treinados para fazer segurança de uma casa, estabelecimento ou um evento.

Paralelo ao esporte, é primordial que o tutor treine seu amigo em casa também! Brinquedos como o Tug  são ideais para ensinar comandos básicos, como: “senta”, “deita”, “vem”, “aqui”. Lembrando que o passo a passo é fundamental para que ele goste da brincadeira, ninguém faz uma equação sem aprender os sinais primeiro.

O esporte atende apenas algumas raças que já tem o instinto de guarda, porém o BH que é a obediência pode ser feita por todos para estimular seu aprendizado, além de passar mais tempo com ele.  Os cuidados médicos precisam estar sempre em dia, bem como sua carteira de vacinação.

Existem provas de IPO no Brasil, o qual qualifica o seu cão em IPO ou em BH. Ainda não se tem informações sobre a edição de 2018 do Campeonato, porém, os interessados em saber mais sobre este e outros eventos, podem acessar o site da CBKC em: http://www.cbkc.org/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

0 comentário em “Schutzhund ou IPO: conheça tudo sobre o esporte alemão que vem se destacando pelo mundo

%d blogueiros gostam disto: