Agora que já falamos pra vocês dos 7 mitos sobre os gatos aqui nessa matéria, vamos falar agora neste post sobre 5 verdades desses curiosos animaizinhos que tanto nos encantam! Preparados? Vamos lá!
Os gatos sempre caem de pé!
Sim é verdade! Mas depende de como ele iniciou a queda. Se a região dianteira ou traseira deles não estiver no mesmo plano, eles não conseguem corrigir a sua postura. Apenas quando um par dos membros tocam o chão.
Se o gato cair com os membros traseiros e dianteiros para cima, ele inicia o reflexo rotacionando primeiro os membros torácicos e quando estes estão a 90º do solo, começam a virar os membros posteriores. Ao final, eles tocam o chão com o corpo arqueado.
Há relatos de gatos que sobreviveram a quedas de grandes alturas sem nenhuma fratura, porém a superfície de aterrisagem foi levada em conta. Porém, no caso dos gatos que escorregaram de janelas, já não há muita sorte. Alguns fraturam o crânio, mandíbula, tórax e membros. Então, para evitar os traumas, vamos telar as janelas!
Gatos enxergam no escuro!
Quase! Eles não podem ver quando há ausência total de luz, embora eles possam ser guiados no escuro graças aos outros sentidos. A verdade é que o gato adulto é ligeiramente míope, e isso se deve ao formato dos olhos e das pupilas, assim como o cristalino e a córnea são maiores do que a de nós seres humanos.
Com o cristalino e a córnea maiores possibilita o olho a captar mais luz, e assim, eles possuem um campo visual amplo e com a retina relativamente grande, o que também ajudam na captação de luz.
Os olhos do gato, o tapete lúcido, que nos gatos é muito espessa é aquele brilho que vemos quando os faróis do carro refletem nos olhos, e por ser densa para estimular os bastonetes de baixo limiar, somado ao fato dos gatos terem mais células sensitivas na retina, esse conjunto de adaptações e características especificas dos felinos permitem que os gatos utilizem 50% mais da luz disponível do que nos seres humanos, nada mais do que um sexto da iluminação que é necessária para nós.
Banhos juntos, é possível?
Sim! Os banhos em conjunto significam que os gatos estão em perfeita sintonia. Eles costumam lamber cabeça e pescoço, além dos locais de difícil acesso. Porém, as fêmeas lambem fêmeas e machos, mas os machos só lambem as fêmeas. Curioso, não?!
“Amassar pãozinho”
Os nossos bichanos costumam amassam as nossas barrigas e costas quando estão super felizes e confortáveis! Isso é um comportamento inato aos filhotes para liberar o leite enquanto mamam. Este costume, no entanto, acompanha-os até a fase adulta. Outra curiosidade é que, quando os bichanos abrem e fecham as patinhas, significa que eles estão super satisfeitos com ambiente e com você!
O ronronado significa que eles estão felizes!
Sim, isso é verdade! Esse é um dos segredos dos gatos: eles ronronam quando estão felizes, a maioria das vezes que ronronam significam que estão vontade com os donos e com a sensação de serem amados por eles.
Para saber mais sobre o ronronar dos bichanos, clique aqui!

Viu? Essas vocês já sabiam? Se tiverem mais dúvidas ou sugestões mandem pra gente que vamos esclarecer tudo aqui pra vocês! 😉
Que blog mais maravilhoso!!!!! Sou novata nessas bandas, mas já estou adorando tudo! Ron-ron…
Você precisa fazer log in para comentar.