Curiosidades

5 verdades sobre os gatos

Confira!

Agora que já falamos pra vocês dos 7 mitos sobre os gatos aqui nessa matéria, vamos falar agora neste post sobre 5 verdades desses curiosos animaizinhos que tanto nos encantam! Preparados? Vamos lá!

Os gatos sempre caem de pé!

Sim é verdade! Mas depende de como ele iniciou a queda. Se a região dianteira ou traseira deles não estiver no mesmo plano, eles não conseguem corrigir a sua postura. Apenas quando um par dos membros tocam o chão.

Se o gato cair com os membros traseiros e dianteiros para cima, ele inicia o reflexo rotacionando primeiro os membros torácicos e quando estes estão a 90º do solo, começam a virar os membros posteriores. Ao final, eles tocam o chão com o corpo arqueado.

Há relatos de gatos que sobreviveram a quedas de grandes alturas sem nenhuma fratura, porém a superfície de aterrisagem foi levada em conta. Porém, no caso dos gatos que escorregaram de janelas, já não há muita sorte. Alguns fraturam o crânio, mandíbula, tórax e membros. Então, para evitar os traumas, vamos telar as janelas!

frame-a-frame-de-uma-queda-de-um-gato

Gatos enxergam no escuro!

Quase! Eles não podem ver quando há ausência total de luz, embora eles possam ser guiados no escuro graças aos outros sentidos. A verdade é que o gato adulto é ligeiramente míope, e isso se deve ao formato dos olhos e das pupilas, assim como o cristalino e a córnea são maiores do que a de nós seres humanos.

Com o cristalino e a córnea maiores possibilita o olho a captar mais luz, e assim, eles possuem um campo visual amplo e com a retina relativamente grande, o que também ajudam na captação de luz.

Os olhos do gato, o tapete lúcido, que nos gatos é muito espessa é aquele brilho que vemos quando os faróis do carro refletem nos olhos, e por ser densa para estimular os bastonetes de baixo limiar, somado ao fato dos gatos terem mais células sensitivas na retina, esse conjunto de adaptações e características especificas dos felinos permitem que os gatos utilizem 50% mais da luz disponível do que nos seres humanos, nada mais do que um sexto da iluminação que é necessária para nós.

gato-preto

Banhos juntos, é possível?

Sim! Os banhos em conjunto significam que os gatos estão em perfeita sintonia. Eles costumam lamber cabeça e pescoço, além dos locais de difícil acesso. Porém, as fêmeas lambem fêmeas e machos, mas os machos só lambem as fêmeas. Curioso, não?!

gato-na-banheira

“Amassar pãozinho”

Os nossos bichanos costumam amassam as nossas barrigas e costas quando estão super felizes e confortáveis! Isso é um comportamento inato aos filhotes para liberar o leite enquanto mamam. Este costume, no entanto, acompanha-os até a fase adulta. Outra curiosidade é que, quando os bichanos abrem e fecham as patinhas, significa que eles estão super satisfeitos com ambiente e com você!

gato-amassando-tapete

O ronronado significa que eles estão felizes!

Sim, isso é verdade! Esse é um dos segredos dos gatos: eles ronronam quando estão felizes, a maioria das vezes que ronronam significam que estão vontade com os donos e com a sensação de serem amados por eles.

Para saber mais sobre o ronronar dos bichanos, clique aqui!

gato-deitado-ronronando
Crédito foto: Pexels

Viu? Essas vocês já sabiam? Se tiverem mais dúvidas ou sugestões mandem pra gente que vamos esclarecer tudo aqui pra vocês! 😉

1 comentário em “5 verdades sobre os gatos

  1. Que blog mais maravilhoso!!!!! Sou novata nessas bandas, mas já estou adorando tudo! Ron-ron…

%d blogueiros gostam disto: